Castro Marim viu aprovada comparticipação a projeto de abastecimento de água de 4 milhões

A Câmara de Castro Marim vai receber comparticipação de Fundos da União Europeia para levar a cabo um projeto de […]

A Câmara de Castro Marim vai receber comparticipação de Fundos da União Europeia para levar a cabo um projeto de quase 4 milhões de euros, que permitirá levar água de rede a 28 povoações do concelho.

A autarquia castromarinense apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), que foi agora aprovada.

Com a execução deste projeto, que visa garantir o fornecimento deste bem essencial «a cerca de 50% das pessoas ainda sem abastecimento de água domiciliário», a Câmara de Castro Marim diz que passará a ser possível levar água «em quantidade e qualidade» às populações de freguesias rurais que ainda não eram servidas.

«A intervenção permite a articulação entre a vertente em alta e a vertente em baixa, configurando as infraestruturas municipais de modo a permitir a ligação eficaz aos Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Águas do Algarve», acrescentou a autarquia.

Este foi o projeto de maior dimensão, em termos de montante – ficou pouco abaixo dos 4 milhões, nos 3.900.790 euros -, que foi possível apresentar, «nos termos do aviso para o abastecimento de água, sendo que a componente de saneamento não era elegível».

«É um investimento articulável com as intervenções levadas a cabo e permite o fornecimento de água até Alta Mora, a fronteira poente do concelho de Castro Marim, ou seja, um canal de adução com cerca de 54 quilómetros de condutas. Esta adução será garantida por duas obras – subsistema central (1ª fase) e subsistema central (2ª fase)», enquadrou a autarquia.

Com as obras que serão levadas a cabo, além «do desenvolvimento e melhoria das condições de vida da população residente», a Câmar de Castro Marim acredita que conseguirá, igualmente, «uma indiscutível valorização do interior do concelho de Castro Marim, funcionando como fator de atratividade a novos residentes e como alavanca da economia local, nomeadamente no setor do turismo».

Comentários

pub