Carnaval de Alte terá Maria Leal como rainha… para atrair mais pessoas

É tido como um dos mais tradicionais do Algarve, mas este ano vai apresentar uma novidade que não era esperada: […]

É tido como um dos mais tradicionais do Algarve, mas este ano vai apresentar uma novidade que não era esperada: o Carnaval de Alte, no dia 26 de Fevereiro, sairá à rua com a artista Maria Leal como rainha.

Esta será a primeira vez que o corso desta aldeia do interior de Loulé terá alguém a apadrinhá-lo e a escolha tem um objetivo: «trazer mais pessoas à nossa terra com uma artista que está no top», explicou Sílvia Martins, presidente da Junta de Freguesia de Alte.

Em declarações ao Sul Informação, a autarca considerou que estas alterações não vão fazer com que o Carnaval perca a sua «linguagem e filosofia». Apenas haverá uma nova «atração», que quer funcionar como «um chamativo», no dia em que o Carnaval de Alte «costuma ter menos entradas», explicou.

Como tal, «a maneira como se vai brincar será a mesma», garante.

Ainda assim, a escolha de Maria Leal para rainha do Carnaval de Alte não é consensual. Um exemplo é João Ministro, empresário do setor do turismo de natureza, cujas iniciativas têm sempre uma forte componente de cultura e património, e que não concorda com a escolha de Maria Leal, dizendo, inclusive, numa publicação no Facebook, que isso mostra «pobreza e mediocridade cultural».

Para João Ministro, Alte devia «escolher melhor os seus animadores» e ter «alguma dignidade» se quer continuar a ser «um dos carnavais mais tradicionais da região».

Pelo seu lado, a autarca Sílvia Martins diz que o seu objetivo é que «o Carnaval seja visto por um maior número de pessoas». E se é verdade que Maria Leal se tornou popular devido à sua forma original de cantar e dançar, no corso carnavalesco de Alte… ela não irá cantar, mas apenas desfilar, uma vez que a música estará a cargo do DJ Paulo Rossi.

No que toca aos carros do desfile, estes estarão divididos em duas categorias: os alegóricos, que serão cinco, e os de foliões, que serão seis.

Se os primeiros têm a obrigatoriedade de ter flores de papel, os outros não. Quanto àquele em que vai desfilar a “rainha” Maria Leal, apenas irá sair no dia em que a convidada estará no Carnaval de Alte, o Domingo de Carnaval.

Apesar do maior número de pessoas que acredita que irão ver este corso, a presidente da Junta de Freguesia disse ao Sul Informação que o objetivo não é «tirar pessoas ao Carnaval de Loulé», que é o mais concorrido do Algarve e até se realiza na sede de concelho. Até porque, acredita a autarca, «as pessoas irão espalhar-se».

A entrada para o Carnaval de Alte, que terá corsos nos dias 26 e 27, custa 1,50 euros. Falando em preços, Sílvia Martins revelou ao nosso jornal que a participação de Maria Leal no corso custará «o mesmo custo de uma atuação, onde costuma cantar três músicas», sendo que, neste caso, o desfile «durará uma tarde inteira».

 

Comentários

pub