Biografia de Manuel Teixeira Gomes apresentada na Biblioteca Municipal de Faro

  A obra Manuel Teixeira Gomes – Biografia, de José Alberto Quaresma, vai ser apresentada na Biblioteca Municipal de Faro […]

 

A obra Manuel Teixeira Gomes – Biografia, de José Alberto Quaresma, vai ser apresentada na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, no dia 10 de Março, às 18h00, por Jorge Vaz de Carvalho.

A Câmara de Faro explica que a biografia, que tem a chancela da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e do Museu da Presidência da República, debruça-se sobra a vida e obra de um «homem fascinante, culto, afável, humanista, republicano e convicto democrata», que foi o sétimo presidente da Primeira República Portuguesa.

Manuel Teixeira Gomes nasceu a 27 de maio de 1860, em Vila Nova de Portimão. A sua vida foi marcada pelas viagens, a atração pelas artes e o seu percurso pessoal, nem sempre pacífico, inclusivamente no seio familiar.

Na política, Manuel Teixeira Gomes torna-se ativo depois da implantação da República, tendo ocupado vários cargos diplomáticos, nomeadamente em Inglaterra e Madrid.

Eleito Presidente em Agosto de 1923, deixando para trás Bernardino Machado, foi curto o seu mandato, marcado pelas convulsões políticas e pela constatação de que as forças republicanas estavam cada vez mais isoladas. Demitiu-se em Dezembro de 1925 e pouco depois partiu para a Argélia, instalando-se na cidade de Bougie, onde morreu a 18 de Outubro de 1941.

Manuel Teixeira Gomes é considerado um «grande escritor, com incursões no campo da novela e do teatro, com uma riquíssima epistolografia, infelizmente pouco conhecido das novas gerações e injustamente esquecido por alguns setores da crítica literária».

Durante o mês de Março, a Biblioteca Municipal de Faro vai também ter patente uma «pequena mostra bibliográfica» sobre Manuel Teixeira Gomes.

Comentários

pub