Aviso Laranja na costa ocidental devido ao temporal no mar e Amarelo para o vento em Monchique

A costa ocidental do Algarve e do Alentejo vão estar, a partir da tarde desta quinta-feira, 2 de Fevereiro, sob […]

A costa ocidental do Algarve e do Alentejo vão estar, a partir da tarde desta quinta-feira, 2 de Fevereiro, sob aviso Laranja, o segundo mais alto de uma escala de quatro, devido à previsão de forte agitação marítima.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avisa que, a partir das 15h00 de amanhã e até à mesma hora de sexta-feira, em toda a costa ocidental do sul do país, a previsão aponta para ondas de noroeste, com 5 a 7 metros de altura significativa, mas que podem mesmo atingir 10 a 12 metros de altura máxima.

A situação poderá ser ainda mais grave na costa a norte de Lisboa, para onde haverá Aviso Vermelho. No litoral dos distritos de Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo, estão previstas ondas, também de noroeste, mas com 7 a 8 metros de altura significativa, que podem atingir 12 a 14 metros de altura máxima.

No Algarve, porém, não será só no mar que se prevê mau tempo. Assim, desde a tarde de dia 2 até à de dia 3, o aviso é Amarelo para as terras altas, em especial na Serra de Monchique, devido ao vento, que será forte do quadrante oeste, com rajadas até 100 km/h.

Também na costa ocidental haverá vento forte do quadrante oeste, mas com rajadas até 75km/h.

Quanto à chuva, no Algarve e no Alentejo, poderá haver períodos de chuva ao longo do dia de quinta-feira e o céu estará nublado, mas nada que não seja normal para a época de Inverno.

Para a tarde de sexta-feira, dia 3, segundo o IPMA, já se prevê um desagravamento das condições meteorológicas.

Comentários

pub