Albufeira: Praia do Inatel recebe obras para minimizar efeitos da chuva no areal

A praia do Inatel, em Albufeira, vai receber obras de requalificação no sistema de descarga de águas pluviais. A obra, que […]

A praia do Inatel, em Albufeira, vai receber obras de requalificação no sistema de descarga de águas pluviais. A obra, que vai ficar pronta antes do início da época balnear, vai custar cerca de 150 mil euros e pretende «minimizar os problemas causados pelo arrastamento das areias, sobretudo a seguir a períodos de forte pluviosidade».

A Câmara de Albufeira explica que, «em 2011, o Instituto da Água procedeu à alimentação artificial da praia de Albufeira, numa extensão de aproximadamente 2 quilómetros (entre a praia do Peneco e o Forte de S. João), com areias dragadas ao largo da costa, com um volume total na ordem dos 600.000 metros cúbicos, o que permitiu o alargamento do areal entre 30 e 50 metros».

Este aumento do areal implicou o reacondicionamento das quatro principais descargas de águas pluviais existentes na zona, «no entanto, as soluções técnicas adotadas na época vieram a revelar-se ineficazes, principalmente durante a época baixa, resultando no arrastamento de areias em grande extensão e altura e na destruição dos drenos de descarga com forte impacte visual negativo para os utilizadores da praia», acrescenta a autarquia.

O Município de Albufeira diz que os novos trabalhos, depois de concluídos, «irão assegurar a contenção do enchimento da praia, impedir o assoreamento da zona de descarga de águas pluviais e facilitar o seu rápido escoamento».

Serão também construídas comportas que pretendem minimizar o risco de descargas na praia e uma rampa de acesso ao areal para facilitar o trânsito a meios pesados.

A obra, que vai ser feita por ajuste direto, tendo sido feito um convite a seis empresas do ramo, tem um prazo previsto de execução de 60 dias.

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, considera que esta intervenção «é fundamental num concelho que é conhecido pela excelência das suas praias, quer a nível paisagístico quer da qualidade ambiental das suas águas balneares, pelo que não podemos correr o risco, sempre que chove mais intensamente, de vermos um dos principais areais na frente urbana do concelho ser atingido pela escorrência de águas pluviais, que por vezes originam a formação de um pequeno lago e provocam a acumulação de areias que desfiguram a praia».

No âmbito de uma outra empreitada nesta praia, vai ser construída uma segunda rampa de acesso ao areal para pessoas com mobilidade reduzida, que o autarca diz fazer parte «da nossa estratégia em termos de acessibilidade». Esta rampa «reflete bem esta nossa preocupação e é mais uma prova de que Albufeira tem um enorme orgulho em ser um destino inclusivo», conclui Carlos Silva e Sousa.

Comentários

pub