1ª Prova da Taça de Portugal de Paraquedismo em Freefly disputa-se nos céus de Portimão

O Aeródromo Municipal de Portimão vai ser palco, nos próximos dias 18 e 19 de Fevereiro, da 1ª Prova da […]

O Aeródromo Municipal de Portimão vai ser palco, nos próximos dias 18 e 19 de Fevereiro, da 1ª Prova da Taça de Portugal de Paraquedismo, naquela que é considerada a modalidade mais radical – Freefly.

O evento é organizado pela Federação Portuguesa de Paraquedismo, através da Skydive Algarve, reúne cerca de 30 paraquedistas portugueses aficionados por esta modalidade e promete muita adrenalina nos céus de Portimão.

Apesar de ser uma das modalidades mais recentes do paraquedismo, o Freefly é também a que mais tem vindo a crescer. No Freefly, o paraquedista utiliza várias técnicas de voo: head down (cabeça para baixo), sitfly (sentado), standup (de pé), backtrak (de dorso) e bellyfly (de barriga para baixo).

Não existem limites no Freefly e isso faz com que esta seja uma das categorias mais apreciadas no paraquedismo, talvez até a mais radical pois os atletas realizam manobras que antes pareciam ser impossíveis e agora chegam a atingir velocidades de 400 km/h.

Nas competições de paraquedismo, o freefly é uma das provas que reúne mais curiosidade e expectativa por parte de todos os adeptos, dadas as manobras espetaculares que os seus competidores realizam.

Este evento conta com dois aviões Dornier G92 Twin Torbine, aeronaves de duas turbinas com capacidade para transportar simultaneamente 15 paraquedistas, que realizaram os saltos a partir dos 14 mil pés de altitude, em cerca de 13 minutos.

Estas aeronaves são usadas no Reino Unido para a maior competição de paraquedismo do mundo, o British Skydiving Championships.

Desde 1999, o Aeródromo Municipal de Portimão tem vindo a receber encontros e festivais de paraquedismo de âmbito internacional com assinalável êxito como são os exemplos dos Festivais de Paraquedismo da Primavera, do Outono e do Natal, que trazem a Portimão centenas de paraquedistas de vários nacionalidades.

O Aeródromo é uma referência incontornável para a comunidade aeronáutica internacional, tem uma média anual superior aos dez mil voos, sobretudo ao nível da publicidade e fotografia aérea, lançamento de paraquedistas, voos de instrução e de transporte aéreo não-regular, bem como voos privados de recreio.

Em Agosto de 2013, o site especializado Skydive – Worldwide.com atribuiu o 5º lugar ao Aeródromo Municipal de Portimão numa lista onde figuravam 550 zonas de paraquedismo de toda a Europa, sobretudo graças às excelentes condições atmosféricas aqui existentes, que permitem que esteja aberto a todo o tráfego ligeiro e ultra ligeiro o ano inteiro, com uma taxa muito reduzida de cancelamentos de voos.

Comentários

pub