TAP vai ter mais 8 voos Lisboa-Faro a partir do Verão

A TAP vai aumentar em oito o número de voos de Lisboa para o Algarve a partir de 10 de […]

A TAP vai aumentar em oito o número de voos de Lisboa para o Algarve a partir de 10 de Junho, anunciou hoje, no Aeroporto de Faro, o ministro da Infraestruturas Pedro Marques.

Este reforço chega com o Verão IATA, a época alta do turismo para o Algarve, e visa dar resposta ao «aumento da procura espetacular» que o Algarve está a ter, da parte de clientes que a companhia de bandeira portuguesa transporta de mercados terceiros, nomeadamente «a América do Norte, mas também o Brasil», acrescentou.

O membro do Governo esteve esta sexta-feira no Aeroporto de Faro, para visitar as obras do novo terminal da infraestrutura aeroportuária algarvia, e fez questão de anunciar este aumento, «na ordem dos 45 por cento», e mostrar que «ouviu a região», que há muito reclama que haja um reforço da operação da TAP para Faro.

Pedro Marques diz ter transmitido à comissão executiva da TAP as preocupações que lhe foram comunicadas pelas forças vivas da região, que motivaram esta decisão dos administradores da companhia aérea portuguesa.

 

Na prática, será feita uma nova ligação diária (nos dias úteis), a que se junta um reforço de três voos semanais, o que «significa que haverá um pouco mais do que um novo voo por dia». Este aumento também vai ao encontro de uma maior procura da parte de passageiros que a TAP traz de países fora da Europa, que aumentou «na ordem dos 200 por cento».

«No ano passado, já houve um aumento, embora pequeno, da atividade e do transporte da TAP para o Algarve. Com este aumento de 45 por cento, vamos ter um grande crescimento nos passageiros transportados pela TAP para a região», acredita Pedro Marques.

O ministro não dá, ainda assim, garantias que a mesma aposta se mantenha quando acabar o Verão, até porque «há sempre diferenças do Verão para o Inverno», mas acredita que se manterá um investimento maior do que até aqui da TAP nas ligações ao Algarve. «Eu julgo que as boas condições de combate à sazonalidade permitirão que muitas dessas capacidades adicionais perdurem ao longo do ano», afirmou.

Por seu lado, Jorge Ponce de Leão, presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, disse que o número de passageiros que chega ao Algarve via Lisboa ainda não é significativo, mas sublinhou que não ficaria surpreendido com o crescimento, no futuro, do tráfego aéreo entre as duas cidades.

O aumento do número de voos da TAP para o Algarve vem dar resposta aos anseios dos hoteleiros e responsáveis pelo turismo algarvio. Ainda na semana passada, em entrevista ao programa «Impressões», do Sul Informação e da RUA FM, o presidente da Região de Turismo do Algarve tinha dito que ««a TAP não é amiga da região», porque «só faz voos para Lisboa e Lisboa-Faro, no sentido de: “como chegam a Lisboa, vamos levá-los a Faro e, se estão em Faro, e querem ir para outro lado, vamos levá-los a Lisboa”».

Esse problema estava a afetar a capacidade de a região algarvia atrair novos «mercados emissores como os Estados Unidos, o Brasil e países asiáticos», tinha dito Desidério Silva.

Entretanto, para receber este acréscimo de movimento, as obras no Aeroporto de Faro devem estar concluídas no Verão.

 

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação

 

Comentários

pub