São Brás: Fundo Social de Emergência já ajudou quase duas dezenas de pessoas

O Fundo Social de Emergência da Câmara de São Brás de Alportel já ajudou «quase duas dezenas de famílias» mais […]

O Fundo Social de Emergência da Câmara de São Brás de Alportel já ajudou «quase duas dezenas de famílias» mais desfavorecidas. Em 2016, o valor de apoio prestado «ultrapassou» os 5 mil euros, mas, para este ano, a Câmara quer «reforçar o investimento», para uma medida «que é a ajuda certa quando mais se precisa».

«Ao longo de dois anos de existência, este programa permitiu ajudar inúmeras famílias nas mais variadas ocasiões: na aquisição de alimentos, lentes graduadas ou próteses oculares, e ainda num conjunto de equipamentos para apoio a pessoas com mobilidade reduzida», explica a Câmara de São Brás.

Criado em 2014, o Fundo Social de Emergência destina-se, com efeito, «a apoiar situações de maior emergência, ao nível das necessidades básicas, entre os agregados familiares do concelho», acrescenta.

A autarquia quer «dar continuidade ao eficaz trabalho de parceria que tem vindo a ser desenvolvido na área social, através da rede social e de outras estruturas informais».

Esta resposta social é gerida pelos Serviços Sociais Municipais, a quem cabe analisar as situações e avançar com os devidos procedimentos, contando para isso com a colaboração de uma instituição de solidariedade social local: o Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia.

Esta medida, no entender da Câmara de São Brás, «surgiu em boa hora, complementando todo o trabalho já desenvolvido pela Plataforma Local de Ajuda Alimentar, que faz chegar bens alimentares a mais de 200 lares, numa parceria que reúne a Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Santa Casa da Misericórdia e os núcleos locais da Cáritas e do Exército de Salvação».

Comentários

pub