Rosa Mota e Carlos Lopes são os homenageados da Gala do Desporto de Albufeira

Os ex-desportistas Rosa Mota e Carlos Lopes são os homenageados da Gala do Desporto de Albufeira, que se realiza no […]

Os ex-desportistas Rosa Mota e Carlos Lopes são os homenageados da Gala do Desporto de Albufeira, que se realiza no dia 3 de Fevereiro, às 21h00, no Pavilhão Desportivo daquela cidade. 

Este é o 13º ano em que a Câmara de Albufeira organiza esta cerimónia «que visa reconhecer atletas, equipas, treinadores e entidades desportivas do concelho, que se distinguem pelos resultados obtidos nas diferentes modalidades».

Pelo palco passarão, assim, «perto de duas centenas de atletas, treinadores e dirigentes dos clubes e associações do concelho que obtiveram resultados de excelência na época desportiva 2015/2016», explica a Câmara de Albufeira.

A Gala do Desporto irá, ainda, incluir dois momentos dedicados aos prémios por mérito (por clube) e às participações de relevo (por modalidade).

Quer Rosa Mota, quer Carlos Lopes, os homenageados, venceram a primeira edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor. Lopes em 1977 e Rosa Mota em 1978, quando a competição passou a incluir femininos.

A atleta portuense ganhou a sua primeira maratona em 1982, no Campeonato Europeu de Atletismo, na Grécia. Além deste resultados, Rosa Mota fez bronze na primeira maratona olímpica em 1984, Los Angeles.

Já em 1985 atinge o seu recorde pessoal da distância na maratona de Chicago. No ano seguinte 1986 foi campeã da Europa e em 1987 campeã mundial em Roma.

O ouro olímpico, um dos maiores feitas da carreira, foi ganho, por Rosa Mota, em 1988 em Seul. Até 2005, a conquista da maratona por três vezes em campeonatos europeus de atletismo, tanto feminino como masculino, foi exclusiva da atleta.

«Considerada a embaixatriz do Desporto, ganhou o prémio Abebe Bikila pela sua contribuição no desenvolvimento do treino das corridas de longa distância», conta a autarquia albufeirense.

Carlos Lopes, por sua vez, entrou na história do desporto português, conquistando a primeira medalha de ouro lusa em Jogos Olímpicos, em 1984, em Los Angeles. Antes, o atleta do Sporting já tinha ganho o Campeonato do Mundo de Corta-Mato por três vezes (1976,1984 e 1985).

Em 1982 e 1984 venceu a tradicional Corrida de São Silvestre, no Brasil e em 1985 ganhou a maratona de Roterdão, quebrando o recorde mundial da prova.

Comentários

pub