PSD preocupado com denúncias de «caos» feitas por diretores do CHA

A subdiretora Clínica e três diretores de departamento do Centro Hospitalar do Algarve (CHA) estiveram na Comissão de Saúde da […]

A subdiretora Clínica e três diretores de departamento do Centro Hospitalar do Algarve (CHA) estiveram na Comissão de Saúde da Assembleia da República, onde denunciaram um cenário de «caos» vivido nos hospitais algarvios, revelou o PSD.

Os social-democratas afirmam-se preocupados com o que ouviram, nomeadamente a afirmação dos médicos de que ainda nada foi feito para resolver os problemas vividos pelo Serviço Nacional de saúde, no Algarve, e que «não se vislumbra qualquer horizonte de solução dos problemas, pelo contrário».

Na sua ida à Comissão Parlamentar de Saúde, os quatro médicos fizeram diversas críticas à situação vivida nas unidades de saúde do Centro Hospitalar do Algarve. Entre elas, a de que «o SNS no Algarve, em particular os cuidados hospitalares, registaram em 2016 os piores indicadores da última década com severos prejuízos para a saúde dos algarvios e que estão um caos», segundo o PSD.

Também o impasse sobre o modelo a adoptar, tendo em conta que o secretário de Estado da Saúde admitiu há cerca de 2 meses uma eventual reversão da fusão dos três hospitais algarvios, é vista como «muito perniciosa para a instituição e põe em causa a qualidade e quantidade dos serviços que presta».

O PSD também salientou o «sub-financiamento que a instituição regista nos sucessivos contratos-programas, cuja tendência é o agravamento» e «o facto de 10 meses após a tomada de posse dos responsáveis ainda não haver delegação de competências, aspecto que obviamente revela a desorganização que grassa na instituição».

Outra crítica dos social-democratas vai para a decisão do Governo de adiara a construção do novo hospital do Algarve, que na sua visão permitiria «minorar a escassez de recursos humanos, em particular médicos de especialidades como ortopedia e pediatria, entre outras».

Comentários

pub