Programação do Teatro Lethes vai «evocar a memória» mas também pensar no futuro

Conversas «com vida dentro», em que haverá protagonistas como José Mário Branco e Camilo Mortágua, o «Canto Livre» de Francisco Fanhais e o […]

Conversas «com vida dentro», em que haverá protagonistas como José Mário Branco e Camilo Mortágua, o «Canto Livre» de Francisco Fanhais e o ciclo «Euterpe», no qual se convocará a musa da música, são algumas das propostas do Teatro Lethes para este ano.

Apesar de o pano de fundo ser «evocar a memória», a programação, apresentada no dia 7 de Janeiro, também quer pensar no futuro e num «desígnio»: a possibilidade de Faro ser a Capital Europeia da Cultura em 2027.

O secular teatro farense foi pequeno para acolher tantos interessados – que encheram a plateia e os camarotes – em conhecer a programação deste ano. Em declarações ao Sul Informação, Luís Vicente, diretor da ACTA (A Companhia de Teatro do Algarve), explicou que este tema da evocação da memória surge porque «parece que estamos a funcionar, em Portugal, na Europa e no Mundo, como se não houvesse história atrás de nós. Parece algo descartável».

Assim, nesta programação, a ACTA quis «convocar a memória, trazendo pessoas que, em determinado tempo histórico, contribuíram para que houvesse mudança».

Aqui podem ser introduzidas, por exemplo, as vindas ao Lethes de José Mário Branco, a 18 de Março, de Camilo Mortágua, a 10 de Junho, a peça de teatro «A história do cerco de Lisboa», escrita por José Saramago, de 7 a 12 de Novembro, ou o concerto «Nos Cantos da Memória», a 6 de Maio, com Francisco Naia e Ricardo Fonseca.

Nesta «evocação da memória», haverá ainda espaço para a poesia, com «Dos primeiros dias do homem», a 25 de Novembro, em que a Revolução Russa de 1917 será o pano de fundo.

«É através da arte que vamos convocar a memória e dar o alerta para a importância desta para a formação da consciência», argumentou Luís Vicente.

Ainda assim, também haverá lugar a outras propostas, que não estão tão relacionadas com este tema, como o espetáculo «As Criadas», no dia 15 de Abril, o 3º Festival Internacional de Blues de Faro, a 19 e 20 de Maio, ou «Azúcar», um espetáculo da Academia de Salsa do Algarve, a 22 de Julho.

Um dos objetivos de futuro, para o qual a ACTA também quer trabalhar, é a possibilidade de Faro ser a Capital Europeia da Cultura em 2027. «Estamos a 10 anos e 10 anos… é já depois amanhã», disse Luís Vicente ao nosso jornal. «O que nós fazemos é trabalhar todos os dias para conquistar uma posição que possa ajudar nesse desígnio», acrescentou.

Quanto ao orçamento, o diretor da ACTA, apesar de ter revelado que ainda não há «grandes notícias a esse respeito», espera «que seja reforçado».

Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura, esteve presente na sessão de apresentação, recordando dois momentos, passados no Lethes, que lhe ficaram «para sempre na memória»: o espetáculo Catarina, que apelidou como «maravilhoso», e a entrega do prémio regional Maria Veleda a José Louro, em Dezembro. «Estes momentos mostram como vale a pena a cultura e vale a pena a cultura no Algarve», disse.

Já Dália Paulo, comissária do 365 Algarve, fez referência ao ciclo «Euterpe», que o Lethes vai acolher em parceria com este programa.

De 16 de Fevereiro a 11 de Março, vão passar pelo palco do Lethes concertos das Moçoilas, de Luís Manhita, de Rão Kyao e Custódio Castelo ou de Nuno da Câmara Pereira.

«Este ciclo tem os nossos, mas também os de fora, sendo que vai permitir perceber melhor o que se faz na música hoje para construir memória futura. O ciclo Euterpe contribui para o ano de homenagem à memória», disse Dália Paulo. Os bilhetes para cada um dos 12 espetáculos custam 12,50 euros, mas quem quiser ir a mais de 3 concertos pode comprar ingressos a 10 euros.

Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, por seu lado, abordou o facto de ser necessário «trazer a cultura para os algarvios», mas também «dar o salto para os turistas, porque temos de ter visibilidade e notoriedade para mostrarmos que somos uma região onde a cultura faz parte do nosso quotidiano».

Já Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, confessou que a programação o deixou «com água na boca».

Uma das novidades para este ano, no Lethes, é o facto de já ser possível comprar ingressos para qualquer espetáculo  seja na bilheteira, seja na BOL.

 

Veja aqui mais fotos:

Comentários

pub