Portimão desafia a descobrir ritmos da percussão nos dias de Carnaval

Bodhrán, vibrafone, marimba, bateria, glockenspiel, timbalão, conga, bongó ou adufe. Estes são alguns dos instrumentos de percussão, vindos de vários […]

Bodhrán, vibrafone, marimba, bateria, glockenspiel, timbalão, conga, bongó ou adufe. Estes são alguns dos instrumentos de percussão, vindos de vários países e continentes, cujo som e música poderão ser descobertos durante o VI Festival Internacional de Percussão de Portimão, que se realiza nesta cidade de 24 a 28 de Fevereiro.

A grande novidade desta edição é realização de desfiles de Carnaval pelas ruas de Portimão, organizados pela Academia de Música de Lagos/Conservatório de Música de Portimão e pelo Glória ou Morte Portimonense.

Esta edição promete um ritmo contagiante com a música de percussão e com a participação de alunos das Escolas de Portimão, que irão realizar performances através de elementos básicos da percussão e de ritmo: com cartão, latas, areia, entre outros.

Os ritmos vão ecoar pelo centro histórico da cidade, acompanhados pelo grupo Bomboémia e pela Orquestra de Percussão.

O Festival, por seu lado, reunirá músicos de renome nacional e internacional, contando com a participação de Vincent Houdijk (Holanda), Nuno Aroso (Portugal), Vicky Marques (Portugal), André Silva (Portugal), Dave Boyd (Frame Drums Atlantic, Irlanda), Rui Silva (Frame Drums Atlantic, Portugal), Sérgio Almeida (Rhakkatta, Portugal), Miguel Ralha (MISSOM).

À sexta edição do Festival, junta-se mais uma vez o já icónico ENCONTRóBAIXO, que, na sua terceira edição, trará a Portimão o grupo de jazz português Carlos Barretto Lokomotiv (Portugal), bem como Marc Ramirez (Metropolitana de Lisboa/EUA), Hugo Santos (Portugal), Luisa Marcelino (Portugal), Jean-Christian Houde (Orquestra Clássica do Sul/Canadá) e Gabor Bolba (Orquestra Clássica da Madeira/Hungria).

Do programa, fazem parte 15 workshops/masterclasses e seis concertos, que se distribuirão por alguns dos espaços mais emblemáticos da cidade, como o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, o Museu de Portimão, a Casa Manuel Teixeira Gomes, o Coreto de Portimão, o Largo da Mó, a Alameda da Praça da República e a Antiga Lota de Portimão.

Depois do sucesso da edição anterior com o evento de abertura “50/50”, que reuniu músicos locais na Alameda da Praça da República, este ano, sob o mote do Carnaval, no dia 24 de Fevereiro, às 10h30, terá lugar o Grande Desfile de Abertura com o grupo BomBoémia (Universidade do Minho), com a participação dos alunos das Escolas do Ensino Básico de Portimão. O desfile começa na Alameda da Praça da República e termina no Largo 1º de Maio (Praça do Município).

O Grande Desfile de Encerramento está agendado para o dia 28, às 14h30, Terça-Feira de Carnaval, com “Batuca no Carnaval”, um evento protagonizada por várias associações do município e com um percurso que promete animar o centro da cidade, partindo do Largo da Mó, continuando pela Alameda da Praça da República, Rua Direita, Largo 1º de Maio e Coreto de Portimão.

Quanto aos concertos, no dia 24 de Fevereiro, às 21h30, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe o primeiro, que será dedicado ao Jazz. No palco, estará “Carlos Barretto Lokomotiv”, que traz um dos propulsores da popularidade do contrabaixo em Portugal, a par de Carlos Bica e Zé Eduardo. Carlos Barreto, que este ano completa duas décadas de carreira, virá acompanhado por dois grandes músicos do jazz nacional, o guitarrista Mário Delgado e o baterista e percussionista José Salgueiro.

No dia seguinte, 25 de Fevereiro, às 21h00, terá lugar no Largo e jardim 1º de Dezembro o chamamento dos Bomboémia, que dará o mote para o espetáculo agendado para as 21h30, no TEMPO, com a música contemporânea e exuberante dos «Simantra Grupo de Percussão», um dos principais motores da criação e promoção da percussão contemporânea em Portugal.

O grupo terá como convidados especiais Vasco Ramalho, na marimba (diretor artístico FintPP), e Vicky Marques, na bateria, exímio no cruzamento de influências em Etno/Latin.

O recurso às novas tecnologias e efeitos de luz complementam a complexidade musical, num espetáculo único aliado aos ritmos e melodias produzidas pelos instrumentos de percussão como marimbas, vibrafones, xilofones, glockenspiels, timbalões, congas, bongós, entre outros.

 

Por sua vez, a Casa Manuel Teixeira Gomes recebe, no dia 26, às 19h00, a terceira noite do Festival com Música Romântica escrita para Contrabaixo. “From Portimão With Love…” juntará Marc Ramirez (Metropolitana de Lisboa/EUA) e Bruno Martins (diretor artístico ENCONTRóBAIXO), que serão acompanhados por Vasco Amores, no piano, trazendo temas de Giovanni Bottesini, Lloyd Goldstein e John Williams.

No mesmo dia, mas pelas 21h30, o Auditório do Museu de Portimão será palco de uma noite de Música Improvisada, com um programa em torno dos ritmos Ocidente-Oriente dos “Frame Drums Atlantic” – com Rui Silva (Adufe, eletrónica, voz) e Dave Boyd (Bodhrán, Elétronica, Voz). A eles, irá juntar-se Nuno Aroso, uma das referencias do experimentalismo e improvisação do panorama da percussão em Portugal.

No dia 27, às 19h00, a Antiga Lota de Portimão recebe “Músicas do Mundo”, com um programa em torno dos ritmos afro tribais dos Rhakatta (Loulé, direção artística de Sérgio Pereira), para entrar em grande na Terça-feira de Carnaval, em parceria com a Associação Glória ou Morte Portimonense.

O tradicional concerto de encerramento, com todos os participantes, terá lugar na Terça-Feira de Carnaval, dia 28, às 21h30, no Grande Auditório do TEMPO.

No VI Festival Internacional de Percussão de Portimão, todos os ritmos estarão contemplados, numa aventura pelas diversas formas de manifestação da música de percussão. O público vai poder participar ativamente nos espetáculos, nos workshops e masterclasses, ministrados por grandes nomes nacionais e internacionais do segmento.

O Festival, promovido pela Academia de Música de Lagos – Conservatório de Música de Portimão Joly Braga Santos, oferece ainda outras atividades, pelo que deve clicar aqui para conhecer o programa completo.

Comentários

pub