Parceiros locais do «Vital Cities» ajudam Câmara de Loulé a «derrubar barreiras sociais»

Criar sinergias que possibilitem «derrubar barreiras sociais e promover a coesão através do desporto» foi o principal objetivo da Câmara […]

Criar sinergias que possibilitem «derrubar barreiras sociais e promover a coesão através do desporto» foi o principal objetivo da Câmara de Loulé ao reunir com diversos parceiros locais do projeto europeu «Vital Cities», que é liderado por esta autarquia algarvia.

ma equipa da Câmara louletana encontrou-se com representantes de entidades das áreas social e desportiva e recolheu algumas propostas.

Ao nível das IPSS, foram abordadas a ASMAL, a Existir, o Centro de Saúde de Loulé e a Unidade Operacional de Gestão de Habitação Social da Autarquia.

«No caso da ASMAL, os projetos de teatro e dança que os seus utentes têm realizado em infantários e lares de idosos poderão ser replicados também no espaço urbano, nomeadamente em locais onde a exclusão é mais acentuada. Na mesma tónica, a Existir mostrou o interesse em levar a estes espaços as mais diversas atividades que se inserem no seu programa anual, nomeadamente artes marciais e atividades física adaptada ou ioga do riso», segundo a Câmara de Loulé.

Os responsáveis da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Loulé propuseram-se a reeditar, em 2017, um dos primeiros ensaios do projeto Vital Cities, a iniciativa «Agosto Ativo», no âmbito da qual se realizaram aulas abertas de Higiene Postural e Prevenção de Quedas. Este ano, o programa será promovido nos períodos da Páscoa e do Verão.

A autarquia louletana também reuniu com diversas associações desportivas, nomeadamente o Clube de Ténis de Loulé, Clube BTT Terra de Loulé, Clube de Basket de Quarteira “Tubarões” e “Let’s Go Run”, todas elas «parceiros determinantes para consubstanciar toda a essência do projeto».

Neste caso, foram propostas iniciativas que já fazem parte do dia-a-dia das coletividades, como os projetos «O Ténis é Vida», do Clube de Ténis de Loulé, os «Passeios Domingueiros» promovidos pelo Clube de BTT com o objetivo de fomentar o convívio pela prática desta modalidade, as corridas informais organizadas pela “Let’s Go Run” e os jogos 3×3 dos “Tubarões”.

Depois destes encontros, a equipa de Loulé do «Vital Cities», coordenada pelo professor Tiago Guadalupe irá reunir-se com os agrupamentos de escolas e juntas de freguesia do Concelho.

Entretanto, o projeto europeu já está a mexer com Loulé e há duas intervenções que irão arrancar já este ano, segundo o vice-presidente da Câmara de Loulé, uma nos bairros da Abelheira e Amendoeira, em Quarteira, e a requalificação junto ao Estádio, no bairro municipal.
O «Vital Cities» é financiado pelo programa comunitário Urbact, um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável. O seu grande objetivo é o combate à exclusão social através da requalificação dos espaços em áreas residenciais, «utilizando o poder e a linguagem comum do desporto por meio de ações urbanas inovadoras, equipamentos físicos diversos e prestação de serviços melhor organizados e pensados para responder às necessidades da comunidade».

Comentários

pub