Oficina do Empreendedor de Odemira fez 344 atendimentos no primeiro ano

A Oficina do Empreendedor de Odemira fez 344 atendimentos no primeiro ano, o que leva o Município local a fazer […]

A Oficina do Empreendedor de Odemira fez 344 atendimentos no primeiro ano, o que leva o Município local a fazer um «balanço bastante positivo».

Aberto aos empresários e empreendedores desde 1 de Dezembro de 2015, este equipamento, central na estratégia de desenvolvimento económico e no estímulo ao empreendedorismo, tem por missão facilitar a interação com as empresas, bem como estimular a fixação de jovens empreendedores e jovens empresas no concelho.

A Oficina do Empreendedor incorpora três valências: o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo, um espaço de Ninho de Empresas em sistema de co-working e uma área de Atendimento Temático efetuado por um conjunto de parceiros, em várias áreas empresariais.

O Gabinete de Apoio ao Empreendedor tem como missão mediar e facilitar o relacionamento do Município de Odemira com as empresas, associações sectoriais e novos empreendedores, promovendo a política municipal de desenvolvimento económico e o Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego.

O Ninho de Empresas destina-se a jovens empresas/empreendedores que necessitem de um espaço físico ou virtual para desenvolver a sua ideia empreendedora, em modelo de co-working, partilhando um espaço devidamente equipado para o efeito.

O Atendimento Temático é suportado num conjunto de parcerias estabelecidas e a estabelecer com entidades nacionais e regionais, que permitem apoiar, dinamizar e impulsionar o tecido empresarial do concelho, como são a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, ACSTDB – Associação do Comércio, Serviços, e Turismo do Distrito de Beja, AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, ANDC – Associação Nacional do Direito ao Crédito e a DECO – Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor.

Desde que abriu portas, foram efetuados 334 atendimentos, 220 atendimentos para informações diversas e 124 atendimentos no âmbito do Gabinete de Apoio ao Empreendedor.

Atualmente estão instaladas neste equipamento duas empresas em modelo co-working, encontrando-se nesta data um posto de trabalho disponível.

A Oficina do Empreendedor recebeu a distinção Produto ou Serviço do Ano/Parceiro do Ano, no âmbito dos Prémios AHRESP 2016, promovidos pela Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Comentários

pub