Obras no Aeroporto de Faro ficam prontas no início do Verão

As obras de ampliação e remodelação do Aeroporto de Faro, iniciadas em 2015, deverão estar prontas no início do Verão, […]

As obras de ampliação e remodelação do Aeroporto de Faro, iniciadas em 2015, deverão estar prontas no início do Verão, três meses depois da data inicialmente prevista, anunciou hoje o ministro do Planeamento e Infraestruturas, durante uma visita à infraestrutura.

É que a previsão inicial indicava o mês de Março para a conclusão dos trabalhos, mas agora, segundo revelou o ministro Pedro Marques, o objetivo será terminá-los entre Junho e Julho.

No entanto, mesmo antes de estarem totalmente concluídas, prevê-se que parte dos novos espaços passe a estar disponível. Segundo o governante, «daqui a cerca de um mês ficam disponibilizadas as áreas de check in, que são áreas importantes para expandir a capacidade do aeroporto e depois até ao verão o essencial das obras estará concluído».

Este que será um «aeroporto praticamente novo», nas palavras de Pedro Marques, permitirá aumentar a capacidade de embarque e desembarque do terminal de 2.400 para 3.000 passageiros por hora, enquanto os movimentos de aeronaves passarão de 24 para 30 por hora.

As obras, com um custo estimado de 35 milhões de euros, permitirão expandir a aerogare dos atuais 81 mil metros quadrados para os 93 mil. No piso térreo, as áreas de controlo de passageiros, da sala de recolha de bagagens e da área de comércio e restauração irão também aumentar.

Quanto ao piso superior, está a ser construída uma área destinada ao controlo de segurança e outra destinada a escritórios, além da expansão da área de comércio e restauração.

Toda esta remodelação e ampliação foi pensada para responder à alteração do perfil dos passageiros, que passam cada vez mais tempo no terminal, devido ao aumento da operação das companhias low cost, que já representam 70% do tráfego.

Por isso mesmo, o ministro classificou a intervenção em curso como «muito impactante» na qualidade da estrutura, sublinhando que os níveis acrescidos de conforto e de qualidade permitirão ao Aeroporto de Faro responder à crescente procura e às modificações nela operadas.

Por seu lado, Jorge Ponce de Leão, presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, explicou que as obras têm como objetivo criar uma aerogare «amigável» ao longo de todo o ano, já que permitirão expandir a área para os passageiros no Verão e diminui-la no Inverno, de modo a evitar o «ambiente desolador de um aeroporto vazio».

Uma das possibilidades abertas pela ampliação do Aeroporto de Faro é a possibilidade de receber mais voos, como os da TAP, hoje anunciados pelo ministro Pedro Marques.

 

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação

 

 

Comentários

pub