O Algarve Interior está em exposição na Casa do Sal de Castro Marim

A exposição «Documentar Algarve Interior», que através de fotografias e filmes dá a conhecer as tradicionais artes e ofícios do […]

A exposição «Documentar Algarve Interior», que através de fotografias e filmes dá a conhecer as tradicionais artes e ofícios do interior algarvio, foi inaugurada no dia 13 de Janeiro, na Casa do Sal, em Castro Marim, estando patente até dia 31 deste mês.

Esta mostra têm fotografias de Eduardo Pinto, sendo que os filmes são legendados em inglês. A Corda de Pita, a Cantaria Tradicional e a Pastorícia, são alguns dos temas apresentados.

Na inauguração marcaram presença a vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara de Castro Marim Filomena Sintra, Dália Paulo, comissária do Programa 365 Algarve, e a equipa da Algarve Film Comission: o presidente Jacques Mer, Laura Carlos e Eduardo Pinto.

«Nas suas intervenções foi unânime a mais-valia que este projeto traz, não apenas na consagração do património dos saberes do interior algarvio, mas também, e sobretudo, na reinvenção e reconstrução desses recursos, numa ótica de empreendedorismo e aproveitamento turístico», explica a autarquia castromarinense.

“O documentar é importante, não só para reforço da nossa identidade local, mas convertendo-se em instrumento pedagógico para as gerações mais novas, que baseados em técnicas ancestrais, reinventam formas e utilizações, contribuindo assim para a continuidade desses saberes», disse Filomena Sintra.

«É o exemplo, da Vilma André, designer de produto, hoje a desenhar e fazer candeeiros de forma diversa com cana da ribeira, tradicionalmente usada nos cestos. A Casa do Sal, assumindo-se como espaço de cultura, aproveita cada bom projeto, para se projetar também a si, levar o nome de Castro Marim, à região e ao país, aportando o distinto sal, nessa promoção», acrescentou.

Como forma de valorizar a exposição, o Município de Castro Marim convidou artesãos e músicos que integram os filmes para estarem presentes na Casa do Sal, patenteando ainda esta mostra algumas peças artesanais feitas pelos mesmos.

Também estiveram presentes operadores turísticos, como é o caso do Boutique Hotel Praia Verde, que desenvolve neste momento um programa de dinamização dessas próprias artes e ofícios para os seus próprios clientes, com o apoio do Município.

A Casa do Sal está aberta todos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com livre acesso.

Esta é uma iniciativa integrada no programa 365 Algarve e desenvolvida pela Algarve Film Comission em oito concelhos algarvios – Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António.

 

Veja aqui mais fotos:

 

 

Comentários

pub