Museu sobre a Memória do Tráfico e da Escravatura é o Museu Conselho de Europa 2017

O “Memorial ACTe” – Centro de Expressões e Memória do Tráfico e da Escravatura de Guadalupe (França) é o novo […]

O “Memorial ACTe” – Centro de Expressões e Memória do Tráfico e da Escravatura de Guadalupe (França) é o novo Museu Conselho da Europa 2017. Curiosamente, um museu situado não na Europa, mas nas Caraíbas, já que Guadalupe é um departamento ultramarino francês situado naquela zona da América Central.

O “MACTe” integrava a lista dos três finalistas para este prémio, que incluía ainda o “Musée des Confluences”, de Lyon, também em França, e o Museu Arqueológico de Heraklion, na ilha grega de Creta.

A distinção de Museu Conselho da Europa 2017 foi atribuída na sequência da apresentação realizada pelo presidente do júri do EMYA/EMF (European Museum Forum) e diretor científico do Museu de Portimão, José Gameiro, aos membros da Comissão de Cultura, Ciência e Educação da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE), durante a reunião realizada em Paris, em Dezembro.

 

José Gameiro, presidente do júri do EMYA/EMF (European Museum Forum) e diretor científico do Museu de Portimão, na reunião do júri.

 

O ECS/Centro Europeu de Solidariedade de Gdansk, na Polónia (2016), o MUCEM de Marselha em França (2015), o Museu Baksi na Turquia (2014), o Museu de Liverpool, no Reino Unido (2013), e o Museu de Portimão em Portugal (2010) foram alguns dos mais recentes vencedores desta importante distinção museológica europeia.

Depois do Prémio Conselho da Europa de 2017, em Maio será a vez da atribuição do Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA 2017), para o  qual estão nomeados três museus portugueses: o Museu do Dinheiro, de Lisboa, o NewsMuseum, de Sintra, e o Museu de Leiria.

Será a cidade croata de Zagreb a acolher este ano, entre 3 e 6 de Maio, a 40ª edição da cerimónia de atribuição do Prémio Museu Europeu do Ano, evento que, além de inúmeros participantes e especialistas, reunirá os profissionais dos 46 museus nomeados, provenientes de 24 países europeus.

O Prémio do Museu Europeu do Ano (EMYA) e o Prémio do Museu do Conselho da Europa foram lançados em 1977, pelo European Museum Forum (EMF). Desde então, sob os auspícios do Conselho da Europa e em colaboração com outras organizações internacionais, como o ICOM, a NEMO e o Best in Heritage, o seu objetivo é reconhecer a excelência e a qualidade pública dos museus europeus e encorajar práticas inovadoras em prol da sociedade e das suas comunidades.

 

Comentários

pub