Loulé: Domingo é dia de charolas no Cineteatro e Festa dos Reis na Tôr

Um Encontro de Charolas e Janeiras, no Cine-Teatro Louletano, e a Festa dos Reis, na Tôr, vão animar o concelho […]

Um Encontro de Charolas e Janeiras, no Cine-Teatro Louletano, e a Festa dos Reis, na Tôr, vão animar o concelho de Loulé, no próximo domingo. Ambos os eventos de celebração de tradições de início de ano têm entrada livre.

Na cidade de Loulé, vários grupos vão cantar charolas e as janeiras no Cine-Teatro, a partir das 15h30, numa iniciativa organizada pela Associação Grupo dos Amigos de Loulé, com o apoio da autarquia.

Em palco estarão as formações Grupo de Janeiras da AGAL/Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé, Charola das Barreiras Brancas, Grupo de Janeiras de São Sebastião, Charola dos Machados, Grupo de Janeiras da Fundação António Aleixo, Charola Juventude União Bordeirense e Grupo “A Força da Tradição” (Paderne), que vão dar voz a uma «expressão muito significativa na cultura popular algarvia, reflexo de diversas perceções mentais e simbólicas do universo religioso e das formas como o povo assimilou e reinventou os conteúdos bíblicos e as tradições orais ao longo do tempo», descreveu a Câmara de Loulé.

Na Tôr, as atenções estarão focadas nos Reis Magos, cujo dia se celebra a 6 de Janeiro, numa festa «onde não irão faltar as tradições associadas a esta data». O programa começa às 14h30 com uma eucaristia solene na Igreja da Tôr, presidida pelo padre Carlos Matos, seguida de uma procissão que percorrerá as ruas principais da aldeia do interior de Loulé. Às 16h00, no Largo da Igreja, tem lugar o tradicional leilão de ramos e demais ofertas.

Quem se dirigir à Tôr, no domingo, também pode contar com música, que será garntida pelo Grupo Coral e Etnográfico de Grândola Canta as Janeiras e pelo acordeonista Fábio Muchacho, que dinamizará um baile.

Comentários

pub