Lagos comemora 444º aniversário de elevação a cidade com palestra e exposição

A palestra «Alcácer Quibir e a arquitetura do campo de batalha», de Luís Costa e Silva, no dia 27 de […]

A palestra «Alcácer Quibir e a arquitetura do campo de batalha», de Luís Costa e Silva, no dia 27 de Janeiro, às 15h30, no Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho, e a inauguração da exposição «D de Desenho», de Jorge Leal, no dia 28, às 17h00, no Centro Cultural, são algumas das iniciativas comemorativas do 444º aniversário da elevação de Lagos a cidade, que se assinala a 27 de Janeiro.

Além destas iniciativas, haverá ainda, uma visita comentada sobre a estátua de D. Sebastião, da autoria de João Cutileiro, por Roberto Miquelino, às 16h30, no dia 27 de Janeiro, assim como a inauguração de outra exposição – «Memórias de Cidades do Mundo, na cidade de Lagos», de Carlos Pé-Leve, também no dia 28, às 17h00.

Já no dia seguinte, às 18h00, haverá um concerto, do Ciclo Barroco, a cargo dos «Ensemble Clepsidra» na Igreja de Santo António. Nos sopranos estará Angela Alves e Catarina Costa e Silva. Já no alto será Janete Costa Ruiz, ao passo que o tenor será João Carlos Soares.

«A Elevação de Lagos a Cidade representa um dos momentos mais significativos da história local, constituindo o reconhecimento claro da importância e do trajeto percorrido desde a atribuição do Foral, por D. Manuel I em 1504 até à sua elevação em 1573, por D. Sebastião», diz a Câmara de Lagos.

«Este facto levou à instalação na cidade dos governadores do Reino do Algarve, tornando-a numa das mais importantes localidades que se destacaram na história de Portugal. Daqui partiram igualmente as primeiras caravelas, abrindo caminho às grandes navegações dos Descobrimentos, e com as mesmas a abertura da Europa e da Cristandade a todo o mundo então desconhecido», acrescenta.

A exposição «D de Desenho» está integrada no 365 Algarve. Tanto esta como a «Memórias de Cidades do Mundo, na cidade de Lagos» estarão patentes até dia 1 de Abril.

 

 

Comentários

pub