“Íris Científica 3” é o mais recente livro do divulgador de ciência António Piedade

Haverá água no Sol? E água salgada em Marte? E o que se passa com a mancha alaranjada de Júpiter? […]

Haverá água no Sol? E água salgada em Marte? E o que se passa com a mancha alaranjada de Júpiter? Qual foi a rainha portuguesa inseminada artificialmente? As mulheres veem mais cores do que os homens? Será possível “ver” os sonhos? Estas são algumas das perguntas que são exploradas no livro “Íris Científica 3”, do comunicador de ciência António Piedade e que acaba de ser publicado numa edição de autor. Este é sexto livro de divulgação científica deste autor, cuja família vive em Loulé e que fez todos os estudo pré-universitários em Faro.

«António Piedade é um talentoso comunicador de ciência. Tem-se revelado, nos últimos anos, uma voz original na comunicação de ciência em língua portuguesa, uma voz que consegue com aparente facilidade transpor a barreira entre os primeiros exploradores e aqueles que estão interessados em saber novas da exploração», escreveu o professor Carlos Fiolhais.

«Há um elemento muito peculiar na escrita de António Piedade que contribui sobremaneira para o prazer da leitura: é a marca literária, por vezes mesmo poética, que ele sabe imprimir à sua escrita», acrescentou Carlos Fiolhais.

Por sua vez, o divulgador de ciência João Lourenço Monteiro escreveu, numa recensão crítica, que «este é um livro dividido em duas partes, em que o autor, primeiro, olha para fora, falando-nos das pesquisas mais recentes sobre o espaço, para depois olhar para o que se passa no nosso planeta, abordando a investigação laboratorial».

«As macro e micro escalas encontram espaço neste livro de cerca de 140 páginas. São pequenos textos que nos falam dos mais diversos temas científicos, de um modo fascinado e literário, quase poético. Aliás, não poderia começar de melhor maneira: “Olho o conhecimento com um deslumbramento novo!”. Ou ainda, mais à frente, antes de falar da gama do espetro da luz solar que os nossos olhos são incapazes de captar, escreve: “Abraço o arco-íris com o olhar visível”. Um último exemplo, já no final do livro, após explicar a cor das folhas das árvores nas várias estações, recorrendo à fisiologia das plantas, conclui: “Desfrutemos a beleza da paleta outonal, pois não há outra igual!”», escreveu ainda João Lourenço Monteiro.

“Íris Científica 3” reúne 32 crónicas de divulgação científica, que permitem ao leitor revisitar e viajar por alguns dos avanços científicos registados nos últimos anos, em diversas áreas do conhecimento.

Os 32 textos entrecruzam olhares sobre diversas áreas da ciência como sejam a biologia, a química, a bioquímica, a física, a astronomia, a antropologia, a história da ciência, entre outras.

No seu conjunto, estas crónicas realizam uma abordagem interdisciplinar que permite um olhar amplo da ciência.

Estão agrupadas em dois capítulos: o primeiro, “Além no Espaço”, com textos sobre a descoberta e compreensão do que existe para além da Terra e sobre a história da evolução do Universo em que existimos; o segundo, “Aqui na Terra”, sobre temas mais ligados à vida que se desenvolveu neste planeta e também à história da ciência.

Cada um dos textos pode ser lido independentemente dos outros. Assim, o leitor pode decidir o caminho de leitura que a sua curiosidade lhe sugerir. É um livro para ser explorado.

António Piedade é bioquímico e comunicador de Ciência. Publicou mais 600 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa, nomeadamente no Sul Informação, e 20 artigos em revistas científicas internacionais.

É autor de seis livros de divulgação de ciência: “Íris Científica” (Mar da Palavra, 2005 – Plano Nacional de Leitura),”Caminhos de Ciência” (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), “Silêncio Prodigioso” (Ed. autor, 2012), “Íris Científica 2” (Ed. autor, 2014), “Diálogos com Ciência” (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, “Íris Científica 3” (Ed. autor, 2016).

É ainda o responsável pelo projeto «Ciência na Imprensa Regional», que distribui artigos de divulgação científica por uma rede de jornais regionais, da qual o Sul Informação faz parte.

O livro “Íris Científica 3”, que custa 12,5 euros (portes inluídos), não está à venda nas livrarias, podendo os interessados em comprá-lo contactar o autor, através de mensagem no seu mural de Facebook ou pelo email [email protected].

 

Lista dos textos incluídos nas 140 páginas deste livro:

ALÉM NO ESPAÇO
Mais perto do longe
Qual é a massa da Via Láctea?
Terra, a estrela da tarde marciana
Água salgada em Marte?!
O vento que levou a atmosfera de Marte
O que se passa com Júpiter?
Juno chegou a Júpiter
Um mar imenso numa Lua de Júpiter
Breve história da sonda Roseta
À luz do Telescópio Espacial Hubble
Detectadas novas ondas gravitacionais
Água Solar
Florir no espaço
Um dueto cósmico

AQUI NA TERRA
O Oxigénio e a evolução da vida
De que átomos somos feitos?
Ver a substância dos genes
ADN: a molécula da hereditariedade
Uma explosão de cores na visão feminina
Ver os sonhos
Antes de um gesto
Onde moram as palavras?
O ovo “perdido” entre aves e dinossauros
Sexo entre neandertais e humanos modernos
A rainha portuguesa inseminada artificialmente
Abelhões e flores
Novas sobre os glóbulos vermelhos
Abril, águas mil
As cores do Outono
Uma história mal contada
Einstein tinha razão
O Planeta Iluminado

 

Comentários

pub