Hotéis com menos ocupação mas mais volume de negócios em Dezembro

Um diminuição (muito) ligeira da taxa de ocupação global média/quarto não impediu a subida do volume de vendas das unidades […]

Um diminuição (muito) ligeira da taxa de ocupação global média/quarto não impediu a subida do volume de vendas das unidades hoteleiras vinculadas à Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) em Dezembro, em relação ao mesmo mês de 2015.

Apurados os dados de todos os meses do ano, a AHETA adiantou que tanto a taxa de ocupação/quarto como o volume de negócios aumentaram. No primeiro caso, a subida foi de 6,6%, enquanto no segundo foi de 12,7 por cento, confirmando a tendência de subida do retorno por cada quarto ocupado.

Para a AHETA, o facto de o Natal e o Ano Novo terem calhado durante o fim-de-semana «influenciou negativamente as taxas de ocupação durante o mês de Dezembro», que se fixaram nos 34,9 por cento, menos uma décima do que em 2015 (35%). Isto leva a associação a considerar, numa nota onde revela os dados relativos ao desempenho dos seus associados no último mês de 2016, que este indicador «esteve ao mesmo nível do verificado no ano anterior». Ainda assim, o volume de negócios subiu 5,8 por cento.

Por zonas geográficas, «as maiores subidas ocorreram em Portimão / Praia da Rocha (+6,7 pontos percentuais) e Albufeira (+4,8pp). A principal descida foi registada em Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago (-6,6pp).

Por mercados, houve subidas no britânico (+2,0pp), no alemão (+0,6pp) e no francês (+0,4pp). Por oposição, os mercados português e espanhol desceram 1,5 e 0,6 pontos percentuais, «na linha do que vinha acontecendo desde o início do ano».

Comentários

pub