«Guitarras e Património» dão a conhecer património musical algarvio pela região

Uma guitarra a solo vai levar o público do Algarve a descobrir uma grande variedade de compositores, em lugares que […]

Paulo Galvão

Uma guitarra a solo vai levar o público do Algarve a descobrir uma grande variedade de compositores, em lugares que simbolizam a história da região, como as igrejas e os museus, entre outros edifícios de interesse histórico.

Esta é a proposta do ciclo «Guitarras e Património», que arranca já na sexta-feira, dia 6 de Janeiro, em Alcoutim, mas também passará, neste primeiro mês, por Portimão, a 7, por Loulé, a 28, e por Monchique, a 29.

O concerto em Alcoutim, com o guitarrista Paulo Galvão, terá lugar no Núcleo Museológico do Castelo daquela vila, com início às 19h00. Já em Portimão, com o guitarrista José Alegre, esta viagem passa pelo Museu Municipal, às 16h00 de sábado.

Para o concerto em Alcoutim, o guitarrista Paulo Galvão propõe um programa sobre o romantismo, um passeio por diferentes universos introspetivos de músicos do século XIX, como os guitarristas Luigi Legnani e Ferrer y Esteves, ou o compositor romântico Johannes Brahms, entre outros.

José Alegre

No Museu de Portimão, o tema será «viagem – sons portugueses», com a guitarra portuguesa de José Alegre «numa viagem sem rota pré-definida e ao sabor da arte de bem tocar deste jovem guitarrista», explica a organização.

Em Loulé, também com José Alegre, o concerto está marcado para as 16h00 no Museu Municipal, ao passo que, em Monchique, será a Igreja Matriz, à mesma hora, a ser palco do «Guitarras e Património».

Este ciclo musical é promovido pela Academia de Música de Lagos e integra-se na programação do 365 Algarve.

Segundo a organização, este ciclo propõe «uma viagem acompanhada pelo dedilhar de cordas que contam histórias sobre cultura e música portuguesas».

 

 

Programa de Alcoutim:

Paisagem Romântica
Passeio Novecentista por diferentes universos introspetivos, onde os afetos se exprimem com elegância no timbre da guitarra

José Ferrer y Esteves (1835 – 1916)
Allegretto
Charme de La Nuit op. 36
Valse en Lá

János Gáspar Mertz (1806 – 1856)
Flôr de Trigo op. 5

Luigi Legnani (1790 – 1877)
8 Valses op. 36

Johannes Brahms (1833 – 1897)
Walzer op. 39 nº 3
Walzer op. 39 nº 9
Walzer op. 39 nº 15

Francisco Tárrega (1852 – 1909)
Adelita – Mazurka
Gran Vals
Pavanas

Sueño – Mazurka
Capricho Árabe

Comentários

pub