“Gloria” vai ecoar na Igreja Matriz de Portimão no sábado [com vídeo]

Depois de Faro e Lagos, “Gloria” de Vivaldi vai ser ouvida na Igreja Matriz de Portimão a 7 de Janeiro, às […]

Depois de Faro e Lagos, “Gloria” de Vivaldi vai ser ouvida na Igreja Matriz de Portimão a 7 de Janeiro, às 21h00. A obra vai ser cantada pelo coro da Missionart e tocada pelas orquestras da Academia de Música de Lagos e Conservatório de Música Joly Braga Santos, de Portimão.

A Missionart explica que «o texto de “Gloria”, a obra sacra mais conhecida de António Vivaldi, compositor italiano do século XVIII, tem origem no antigo hino cristão Gloria in excelsis Deo, que é cantado nas igrejas desde o século II. Narra o nascimento de Jesus, iniciando-se com os cânticos dos anjos anunciando aos pastores o seu nascimento na cidade de Belém, relatado no evangelho segundo S. Lucas».

O espetáculo é constituído por dois momentos distintos. No primeiro, serão apresentadas algumas peças musicais barrocas pelo «Algarve Camerata», uma formação de cordas dirigida pelo maestro João Rocha e constituída por professores da Academia de Música de Lagos.

No segundo momento, dirigido pelo maestro Henrique Ramiro, o coro, constituído por cerca de 50 vozes, na companhia das orquestras Amadeus e Joly Braga Santos, apresentará, então, a obra sacra «Gloria» de Vivaldi.

O concerto, que é de entrada livre, tem uma duração aproximada de 60 minutos.

A Missionart é uma associação recém-criada no Algarve que tem como objetivo promover e dinamizar a música e outras formas de arte.

A Missionart surgiu «da necessidade de estruturar e dar corpo a projetos desenvolvidos ao longo do último ano, de que se destaca o musical Um Natal Iluminado, apresentado no Natal de 2015 em Portimão, com a chancela da Associação de Igrejas Baptistas do Algarve e colaboração da Academia de Música de Lagos e Conservatório de Música Joly Braga Santos».

 

 

 

Comentários

pub