Faro lança nova edição do prémio de poesia António Ramos Rosa

Os poetas portugueses vão ter mais uma oportunidade para se candidatar ao Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, que […]

Os poetas portugueses vão ter mais uma oportunidade para se candidatar ao Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, que a Câmara de Faro volta a lançar este ano e que vai «galardoar um livro de poesia escrito em português, publicado integralmente em 1ª edição, em 2016» com 5 mil euros. Os interessados podem submeter as suas obras até 30 de Abril.

Esta é a sexta edição deste prémio, que foi atribuído pela primeira vez em 1999. A sua criação visou homenagear o poeta farense que lhe dá nome e é, igualmente, o patrono da Biblioteca Municipal de Faro, bem como «promover o aparecimento de novos poetas, mas também reconhecer o labor dos já consagrados».

«Em todas as edições teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas de reconhecida excelência literária como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa e Luís Quintais», segundo a Câmara de Faro.

As normas de participação podem ser consultadas na íntegra no site da autarquia farense.

O prémio será atribuído por um júri composto por Adriana Nogueira (Professora Universitária), José Tolentino Mendonça (Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa) e Nuno Júdice (Poeta e Ensaísta).

Comentários

pub