Estado do tempo vai agravar-se até dia 5 de Fevereiro

Chuva em todo o território do continente, por vezes forte e persistente nas regiões Norte e Centro, vento forte com […]

Chuva em todo o território do continente, por vezes forte e persistente nas regiões Norte e Centro, vento forte com rajadas, no litoral e nas terras altas, e agitação marítima, em especial na costa ocidental. Esta é a previsão do estado do tempo para estes dias até 5 de Fevereiro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o IPMA, este «agravamento do estado do tempo» resulta da «passagem sucessiva de sistemas frontais, associados
a depressões que se deslocam no Atlântico a norte dos Açores».

Prevê-se que o período mais crítico seja entre os dias 2 e 3 de Fevereiro, em que a altura significativa das ondas deverá atingir os 8 metros, podendo a altura máxima ser superior em alguns períodos. A direção das ondas será de oes-noroeste.

No Sul, segundo o site Meteofontes, hoje o céu estará parcialmente nublado, aumentando de nebulosidade durante a tarde, principalmente no Alentejo, onde poderão ocorrer alguns chuviscos.

O vento sopra fraco a moderado de Sul. As temperaturas mínimas rondarão os 2 a 3ºC aqui no Sul, os 12ºC no litoral Oeste e os 10ºC no interior Norte e Centro. No mar, haverá ondulação de sueste até 1 metros na costa Sul e de Oeste-Sudoeste até 2 metros na costa Ocidental.

Amanhã, ainda segundo o Meteofontes, prevê-se a passagem de uma superfície frontal pelo Continente, que deixará precipitação numa primeira fase no litoral Oeste, mas estendendo-se a todas as regiões de Norte a Sul ao longo da manhã e tarde, com chuva moderada e que poderá ser de neve acima dos 1500 metros. As temperaturas mínimas irão subir ligeiramente e as máximas terão uma ligeira descida.

Na quarta-feira, espera-se um dia com boas abertas no Sul e com céu muito nublado no Norte e Centro, com períodos de chuva no Norte e Centro e que ao final do dia poderão também chegar ao Sul. Acima dos 1500 metros, poderá ocorrer precipitação sob a forma de neve.

Na quinta-feira será novamente um dia com precipitação moderada a forte, no Norte e Centro, e com possibilidade de precipitação mais fraca a Sul.

Comentários

pub