«Descodificar o genoma, compreender a sociedade» é tema de conferência em Loulé

«Descodificar o genoma, compreender a sociedade» é o tema da próxima conferência, a cargo de Carolino Monteiro, integrada no ciclo […]

«Descodificar o genoma, compreender a sociedade» é o tema da próxima conferência, a cargo de Carolino Monteiro, integrada no ciclo «Horizontes do Futuro», que se realiza no dia 19 de Janeiro, às 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé.

Carolino Monteiro nasceu em 1957 na Sobreda de Caparica, concelho de Almada. Na Universidade de Lisboa, obteve o grau de Bacharelato em 1980, a Licenciatura em Biologia «Ramo Científico» em 1981, e a Licenciatura em Biologia «Ramo Educacional» em 1983.

Doutorou-se em Genética Molecular na Universidade Nova de Lisboa em 1991, após desenvolver linhas de investigação em Lisboa, Glasgow, Oxford e Londres. Em 2006, na Universidade de Lisboa, concluiu as provas de Habilitação ao Título de Agregado em Ciências Biológicas.

Em 2015, após avaliação, o European Board of Medical Genetics atribuiu-lhe o Certificado de European Clinical Laboratory Geneticist. É membro dos Centros de Investigação CENCIFOR (Centro de Ciências Forenses), CIMAGO (Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia) e Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa.

No período entre 2010 e 2015, foi Conselheiro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), sob a tutela da presidência da Assembleia da República e, desde julho de 2012, é membro da Comissão de Ética para a Saúde do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP.

É membro de associações cívicas e de sociedades científicas, como a Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais (SPCN), a Human Genome Organisation (HUGO), a European Society of Human Genetics (ESHG), a Biochemical Society UK, a American Society of Human Genetics (ASHG) e a Sociedade Portuguesa de Genética Humana (SPGH), da qual foi elemento-fundador e presidente em 1999.

Por convite, é membro-cooptado do Conselho-Geral do Agrupamento de Escolas Elias Garcia, na Sobreda de Caparica. Orientou trabalhos de investigação conducentes a várias dissertações de licenciatura, mestrado e doutoramento. Internacionalmente, publicou mais de trinta artigos e três capítulos em livros. Organizou várias reuniões nacionais e internacionais.

Atualmente, é Professor Associado com Agregação em regime de tenure na Universidade de Lisboa (Faculdade de Farmácia).

Esta iniciativa tem entrada livre.

Comentários

pub