Deputados do PSD exigem saber quando começam as obras na Ponte do Guadiana

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve querem saber o ponto da situação das obras de manutenção e reabilitação da […]

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve querem saber o ponto da situação das obras de manutenção e reabilitação da Ponte Internacional do Guadiana, acordadas entre Portugal e Espanha durante a última legislatura, e cujo concurso público foi lançado em Setembro passado.

Os social-democratas José Carlos Barros e Cristóvão Norte consideram «inaceitável» o que consideram um sucessivo adiar da intervenção, «até porque estão em causa questões de segurança que não podem deixar de merecer prioridade».

O anúncio original de lançamento do Concurso Público para a obra foi feito em Setembro de 2015, tendo a Infraestruturas de Portugal garantido «que a empreitada teria início no terceiro trimestre de 2016», o que não aconteceu, lembram os deputados do PSD. O que acabou por acontecer, antes do final de Setembro do ano passado, foi o lançamento do necessário Concurso Público.

Apesar disso, José Carlos Barros considera que o que já foi feito não é suficiente e afirma mesmo que este não é um caso isolado, no Algarve, enquadrando-se no que considera «um padrão de preocupante ausência de investimento público na manutenção e melhoria das infraestruturas regionais».

Os deputados do PSD também questionaram o Governo sobre a situação do cabo de aço de um dos tirantes de sustentação do tabuleiro da ponte, que se encontrava partido e que justificara, em Maio do ano passado, os protestos dos presidentes das Câmaras de Vila Real de Santo António e de Castro Marim, exigindo a reposição urgente das condições de segurança.

A intervenção estrutural na Ponte Guadiana e no viaduto que lhe dá acesso tem um custo estimado de 13 milhões, a ser dividido em partes iguais entre Portugal e Espanha, com base num projeto de execução aprovado pelos dois países no âmbito da Comissão Técnica Mista Luso-Espanhola.

Comentários

pub