Concertos Promenade da Orquestra Clássica do Sul vão voltar a Faro e Lagoa

A 12ª edição do ciclo de concertos «Promenade», da Orquestra Clássica do Sul, regressa a Faro e Lagoa, este ano […]

A 12ª edição do ciclo de concertos «Promenade», da Orquestra Clássica do Sul, regressa a Faro e Lagoa, este ano sob o tema «Os Grandes Clássicos».

O primeiro espetáculo realiza-se já no domingo, dia 22 de Janeiro, às 12h00, no Teatro das Figuras, e às 16h30, no Auditório Municipal de Lagoa, tendo como tema «A Menina do Mar», de Sophia de Mello Breyner Andresen.

No total, serão apresentadas quatro obras da literatura infantil, uma vez que este ciclo é «especialmente vocacionado para os mais novos».  No concerto «A Menina do Mar» a praia é o cenário para a história de amizade entre um rapaz e esta menina, «unidos pela descoberta e pela partilha das diferenças do mundo em que cada um vive», explica a Orquestra Clássica do Sul.

O programa contempla ainda obras de Haendel e Sterndale-Bennett, sob a direção do maestro titular da Orquestra Clássica do Sul Rui Pinheiro.

A 12 de Fevereiro, às 12h00, no Teatro das Figuras, e às 16h30 no Auditório de Lagoa, será a vez de «A História do Pequeno Alfaiate», clássico dos Irmãos Grimm musicado por Harsányi, apresentar a história do «valente Alfaiate que se torna um herói improvável ao enfrentar o terrível gigante que amedrontou a sua região».

Esta e outras obras de Bucalossi, Curzon e Avery são apresentadas pela Orquestra Clássica do Sul sob a direção do seu maestro associado John Avery.

Também da autoria dos Irmãos Grimm e igualmente dirigido por John Avery, a 12 de Março, às 12h00, no Teatro das Figuras, e às 16h30, no Auditório de Lagoa, a fábula infantil «Os Músicos de Bremen» retratará a história de um burro, um cão, um gato e um galo que, maltratados pelos seus donos, decidem fugir para a cidade de Bremen, onde conhecerão a liberdade.

«A música de Rogers junta-se a esta história e obras de Ross, Coates e Williams completam o reportório destas sessões», explica a Orquestra Clássica do Sul.

Já a 14 de Maio, o «Pedro e o Lobo» vai encerrar este ciclo, no mesmo horário e nos mesmo locais das sessões anteriores. «Composto por Sergei Prokofiev a pensar nos mais novos, com o propósito de ilustrar as diferentes sonoridades dos instrumentos de orquestra» este espetáculo «conta a história de amizade e coragem de um rapaz que consegue capturar um terrível lobo». O «reportório adicional» será composto por obras de Respighi, Haydn e Rossini.

Além do clima de festa e das habituais surpresas, o ciclo proporciona um passatempo que pretende fomentar o interesse pela música, dando oportunidade ao público assíduo de ganhar, em Faro, um «violino Cremona modelo SV-75», em parceria com a loja local Live Music, enquanto que em Lagoa o prémio será um «violino Yamada YD20 V», com o apoio da loja Solidó – Instrumentos Musicais.

Este ciclo é patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos.

Comentários

pub