Comando Territorial de Faro assinala 8º aniversário com parada e concerto em Loulé

O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR) vai assinalar, no próximo dia 3 de Fevereiro, sexta-feira, o […]

O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR) vai assinalar, no próximo dia 3 de Fevereiro, sexta-feira, o seu 8º aniversário em Loulé, com um programa de atividades de carácter militar, cultural, social e religiosa.

A partir das 15h30, tem início a cerimónia oficial, na Praça da República, com a realização de uma parada militar e o desfile das diversas valências da GNR que estarão no local, nomeadamente ordem pública, territorial, trânsito, programas especiais e proteção da natureza e ambiente.

À noite, as comemorações fazem-se ao ritmo da Banda Sinfónica da GNR, que, pelas 21h30, dará um concerto no Cine-Teatro Louletano. A entrada é livre, mediante o levantamento de bilhete no local.

«A elevada especialização dos seus componentes e o seu amplo e valioso arquivo (mais de 3.000 obras) permitem que a Banda em concerto atinja um nível artístico difícil de encontrar em agrupamentos congéneres», salienta a Câmara de Loulé.

Por isso, a formação tem obtido inúmeros êxitos em digressões dentro e fora do País. O Major João Afonso Cerqueira é o atual maestro da Banda Sinfónica da GNR, tendo a coadjuvá-lo o Sargento-mor Armindo Pereira Luís.

Estas atividades pretendem dar a conhecer à sociedade civil as valências da GNR no distrito e, em simultâneo, promover a cultura de segurança que tem pautado a instituição durante mais de um século de vida.

Por outro lado, de acordo com a instituição, «pretende-se que as cerimónias decorram com o maior brilhantismo e que sejam uma demonstração do historial, capacidades e vitalidade da Instituição, dignificando o caráter da data».

Este programa comemorativo pretende evocar a instalação da 1ª Companhia da Guarda Nacional Republicana de Faro, a 29 de Janeiro de 1914.

Comentários

pub