Choveu tão pouco em Dezembro que já estamos em situação de seca fraca

O mês de Dezembro, em Portugal Continental, classificou-se como muito seco em relação à quantidade de precipitação e normal em […]

O mês de Dezembro, em Portugal Continental, classificou-se como muito seco em relação à quantidade de precipitação e normal em relação à temperatura do ar. Na realidade, choveu tão pouco que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o país já se encontra em situação de «seca fraca».

Na primeira metade do mês de Dezembro, o território esteve «sob influência de situações depressionárias complexas, com passagem de superfícies frontais, tendo-se verificado, entre os dias 1 e 5, ocorrência de precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada, nas regiões do Centro e Sul», salienta o IPMA.

Já no período de 13 a 16, devido à aproximação e passagem de um sistema frontal de atividade moderada a forte, ocorreram períodos de precipitação por vezes forte, sob a forma de chuva ou aguaceiros, pontualmente de granizo e acompanhados de trovoada.

Nestes dias, ocorreu também queda de neve, acima dos 800 a 1200 metros, no interior norte e centro.

Uma vez que, na segunda metade do mês, praticamente não ocorreu precipitação, o total de precipitação observada foi cerca de 46% do normal, o que permite classificar este mês como «muito seco», acrescenta o IPMA.

Deste modo, no final de Dezembro houve «um aumento da área em situação de seca fraca, com cerca de 78% do território na classe de seca».

Por outro lado, o valor médio da temperatura média do ar em Dezembro foi de 10.41 °C, 0.44 °C acima do valor normal. O valor médio da temperatura máxima, 15.26 °C, foi superior ao valor normal, com uma anomalia de +1.38 °C, sendo este o 2º mês de Dezembro com o valor mais alto desde 1931.

O valor médio da temperatura mínima do ar, 5.55 °C foi inferior ao valor normal, com uma anomalia de -0.50 °C.

A partir do dia 17, os valores médios da temperatura mínima do ar persistiram abaixo do normal até ao final do mês.

De destacar o dia 20, que registou valores de temperatura mínima muito baixos em grande parte das regiões do Norte e Centro, na região do Nordeste e também no interior do Alentejo, sendo que, em alguns locais do interior do Alentejo, os valores de temperatura foram inferiores a 0 °C, tendo sido registado o menor valor de temperatura mínima, – 7°C, no dia 30 em Miranda do Douro.

Comentários

pub