ASMAL apresenta «Signos do Fora» no Cine-Teatro Louletano

O espetáculo «Signos do Fora», do Teatro do Sótão, que integra utentes da Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL), […]

O espetáculo «Signos do Fora», do Teatro do Sótão, que integra utentes da Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL), vai levar ao palco do Cine-Teatro Louletano, no próximo sábado, dia 21 de Janeiro, às 21h00, uma curta-metragem e uma performance teatral.

Com efeito, esta curta-metragem, da realizadora Reem Al Mohtar, do Líbano, é sobre o trabalho cénico deste grupo do Fórum Socio-Ocupacional de Faro da ASMAL. Depois, haverá a performance teatral «Signos do Fora», com coordenação artística de Nídia Marta Gonçalves.

Estas são «duas linguagens artísticas, que compartilham subjetivamente o mesmo desígnio – questionar o conceito de normalidade e esbater o estigma que está associado às pessoas com problemas de saúde mental», diz a Câmara de Loulé.

A iniciativa insere-se, assim, no programa de reabilitação psicossocial através de diversas práticas artísticas, que tem vindo a ser dinamizado pela ASMAL.

«É com base no significativo crescimento das evidências sobre o papel das artes na promoção da saúde mental, que concebemos o teatro enquanto estratégia de reabilitação psicossocial. A prática teatral pode contribuir opara a criação de territórios que favorecem aspetos essenciais da dimensão humana, como a sociabilização, a afetividade, a autonomia ou a superação», diz esta entidade.

A ASMAL foi fundada em 1992 e tem objetivos centrados na promoção e reabilitação de pessoas com doença mental, visando a sua inclusão na comunidade.

Já o Teatro do Sótão nasceu a partir da oficina de teatro, atividade inserida no programa de reabilitação psicossocial. Nos últimos anos tem privilegiado o trabalho nas áreas do teatro-dança, movimento e performance.

Comentários

pub