ARS do Algarve tem 3 milhões para investir nas unidades de saúde da região em 2017

Há 3 milhões de euros para investir em unidades de Cuidados de Saúde Primários da região, em 2017, anunciou esta […]

Há 3 milhões de euros para investir em unidades de Cuidados de Saúde Primários da região, em 2017, anunciou esta quarta-feira a Administração Regional de Saúde do Algarve.

Entre outras coisas, esta verba servirá para  construir de raíz três edifícios, dois deles para albergar Unidades de Saúde Familiar já existentes em Loulé (Lauroé) e Albufeira e o terceiro para ser a casa de uma nova USF que está a ser criada em Quarteira.

Também previstas estão «obras de conservação/beneficiação e adaptação funcional de Extensões e Centros de Saúde» dos três Agrupamentos de Centros de Saúde do Algarve, em Lagos (UCSP e USF Descobrimentos), Vila Real de Santo António (USF Esteva), Olhão (UCSP, USF Mirante, USF Âncora e UCC Olhar+), e obras de conservação exteriores do edifício do Centro de Saúde de Silves.

A «aquisição e implementação do Sistema de Gestão de Assiduidade», a «implementação de um moderno e inovador Sistema de Gestão Documental» e a «aquisição de Software de análises clínicas para o Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve, Dra. Laura Ayres» são outros dos investimentos previstos pela ARS do Algarve, para este ano.

«Em 2017 vai ser reforçada a aposta nos cuidados de saúde de proximidade com a participação da ARS Algarve em protocolos com as autarquias para a disponibilização de Unidades Móveis de consultas ao domicílio: Está em curso a aquisição de mais 7 Unidades Móveis através de um projeto financiado pelo Portugal 2020, em colaboração com a CCDR Algarve, a AMAL e vários municípios (candidatura já aprovada). Aguarda-se comunicação da decisão de aprovação para a aquisição de mais três unidades», acrescentou esta entidade.

O secretário de Estado Manuel Delgado com o presidente da ARS João Moura Reis

Em 2016, salientou a ARS do Algarve, já tinham sido investidos 1,3 milhões de euros «para apoiar a reorganização funcional dos Cuidados de Saúde Primários e dotar os três Agrupamentos de Centros de Saúde da Região de instalações e equipamentos modernos e adequados para aumentar a qualidade e a eficiência dos cuidados de saúde de proximidade na Região».

Entre as apostas feitas, contam-se as três novas USF que foram criadas, nomeadamenteba USF Descobrimentos, em Lagos (Maio), a USF Baesuris, em Castro Marim (Outubro) e a USF Atlântico Sul, em Portimão (Dezembro).

Também se procedeu à «contratação de mais profissionais de saúde das várias áreas», à «renovação de equipamentos médicos nas diversas unidades de cuidados saúde primários» e a obras em diversas unidades de saúde, enre outros investimentos de cariz operacional.

Comentários

pub