Alexandre Azinhais garante pódio na 6ª etapa da África Eco Race

O piloto Alexandre Azinhais, da Albufeira Racing Team, garantiu a 3ª posição na etapa deste domingo da África Eco Race. […]

Alexandre Azinhais

O piloto Alexandre Azinhais, da Albufeira Racing Team, garantiu a 3ª posição na etapa deste domingo da África Eco Race.

A entrada na Mauritânia, país onde se disputarão as restantes etapas da prova que liga o Mónaco a Dakar, foi auspiciosa para os pilotos da equipa algarvia, já que também o outro membro da equipa algarvia, Didier Frederico, se destacou, ao garantir a 11ª posição na etapa, que ligou Dakhla a Tiwilit.

Didier Frederico

Depois de um dia de descanso, em Dakhla, as máquinas regressaram à pista, com os motociclistas algarvios a confirmarem o seu estatuto de melhores portugueses em prova. Alexandre Azinhais só não foi tão rápido a chegar à meta como Gev Teddy Sella, que lidera a geral (2ª na etapa) e Paolo Ceci, 2º na geral e vencedor da tirada de ontem. Já Didier Frederico foi o 21º na linha de partida para a especial e passou 10 pilotos durante o percurso.

«Foi um dia muito bom. Sentimo-nos muito bem os dois e conseguimos um excelente ritmo desde os primeiros quilómetros. O dia de descanso foi muito positivo para recuperar energia e entrámos com o pé direito na Mauritânia. Ser terceiro é uma sensação fantástica mas acima de tudo o importante é que estamos os dois a recuperar posições na prova», comentou Alexandre Azinhais na chegada ao acampamento em Tiwilit, uma localidade perto de Nouakchott e com o Atlântico novamente por perto.

Para ali chegar, os pilotos tiveram de fazer a longa ligação até Boulanouar na Mauritânia, onde foi dada a partida para uma especial rolante mas já com alguma areia antes da chegada a Chami, onde terminou. A etapa teve um setor seletivo de 172 quilómetros que exigia alguma navegação.

Após a sexta etapa e quando se está a meio da prova (há mais cinco etapas para disputar), Azinhais está na 10ª posição da geral, a 4h44m44s do líder, mas a apenas 40 minutos da quinta posição. Didier Frederico está na 14ª posição, a 5h50m12s de Sella. Entre os 29 pilotos de motos ainda em prova, há mais dois portugueses, João Sousa da Mina (21º) e Sérgio Castro (22º).

Hoje, segunda-feira, disputa-se uma etapa com partida e chegada em Tiwilit com uma especial cronometrada com pouco mais de 414 quilómetros.

Comentários

pub