A vida no mundo rural é tema de tertúlia em São Brás

“Querido, Mudei de Vida… os apelos da Vida Rural” é o tema da primeira tertúlia do ciclo “Aqui entre Nós” […]

“Querido, Mudei de Vida… os apelos da Vida Rural” é o tema da primeira tertúlia do ciclo “Aqui entre Nós” e terá Vanessa Sousa, professora universitária e «acérrica defensora do mundo rural», como convidada para uma conversa a realizar na sexta-feira, dia 27 de Janeiro, a partir das 21h30, no bar do Cineteatro de São Brás de Alportel.

«Mudar de vida foi o mote para Vanessa sair do reboliço da cidade e decidir ir viver no campo. O acesso à internet foi a condição base para garantir essa mudança», conta a autarquia sãobrasense.

Hoje vive na Aldeia de Campo Feito, a 1000m de altitude e a 600 quilómetros da Universidade do Algarve onde leciona. «Reencontrou os valores da partilha e está a aprender técnicas e saberes ancestrais que não constam dos livros mas nas bibliotecas orais em vias de extinção», acrescenta a Câmara de São Brás.

Vanessa Sousa nunca teve uma visão exótica do trabalho no campo. «É duro. E é particularmente duro numa aldeia situada a 1000 metros de altitude. Por vezes perguntam-lhe: «como foste trocar a vida na cidade por isto» – mas o “isto” é para si um privilégio», conclui.

Comentários

pub