A «história dos feminismos em Portugal» vai ser contada no Club Farense

A «História dos feminismos em Portugal» é o tema da sessão, a cargo de Manuela Tavares e organizada pelo núcleo […]

A «História dos feminismos em Portugal» é o tema da sessão, a cargo de Manuela Tavares e organizada pelo núcleo de Faro do Bloco de Esquerda, que irá dar a conhecer a visão desta oradora sobre estes movimentos em Portugal desde o seu aparecimento. A iniciativa realiza-se no dia 20 de Janeiro, às 21h30, no Club Farense.

Manuela Tavares é membro da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta. «Só com o 25 de Abril a mulher portuguesa viu ser constitucionalmente reconhecida a igualdade entre homens e mulheres em todas as áreas, tendo desaparecido, no novo Código Civil, a figura do chefe de família», refere o Bloco de Esquerda.

Foi também a Revolução dos Cravos que fez com que a muler passasse a ter acesso a qualquer carreira profissional e a votar.

«Com o 25 de Abril, foi aos maridos retirado o direito de violar a correspondência das mulheres, de impedir-lhes a saída do país e de anular contrato de trabalho por elas celebrado. Com o 25 de Abril foi alargada para 90 dias a licença de maternidade», acrescenta este partido político.

Ainda assim, no entender do Bloco de Esquerda, ainda há «muito caminho há a percorrer: segundo dados do Eurostat divulgados em 2015, excluindo a Grécia por falta de elementos, com a recente crise do sistema financeiro capitalista, Portugal foi o país de toda a União Europeia em que a diferença salarial entre homens e mulheres mais se acentuou».

Esta sessão contará ainda com a participação de Paula Faria.

Comentários

pub