«365 Algarve», autarquias e universidade “mimam” alunos de Erasmus com cultura e turismo

Os alunos internacionais que estudam Universidade do Algarve ao abrigo do programa Erasmus (e não só), vão ser “mimados” com […]

Os alunos internacionais que estudam Universidade do Algarve ao abrigo do programa Erasmus (e não só), vão ser “mimados” com um programa cultural que incluirá gastronomia, passeios à descoberta dos diferentes concelhos e a ida a eventos que estão inseridos no programa «365 Algarve».

A parceria arranca amanhã, sábado, em Vila do Bispo, com os alunos a terem oportunidade de conhecer melhor este concelho e de ver o espetáculo «Morphosis», um projeto de Hugo Alves e João Frade que une o trompete e o acordeão. Seguem-se novas iniciativas em diferentes pontos da região, até Maio.

A Região de Turismo do Algarve, que gere o programa que prevê a realização de eventos culturais um pouco por toda a região, até Maio, desafiou as autarquias da região, através da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, e a UAlg a unir esforços para proporcionar uma experiência que alia turismo e cultura aos estudantes universitários que optaram por fazer a sua formação, ou parte dela, no Algarve.

«Tendo como foco principal da parceria os alunos internacionais, Erasmus e outros, a frequentar a Universidade do Algarve – cerca de 1200 estudantes –, pretende ganhar-se embaixadores da região e do programa 365 Algarve, através da promoção e descoberta das pessoas, identidade e território, bem como afirmar a oferta cultural, no sentido de passar a palavra de que na região todos os dias contam», segundo a comissária do «365 Algarve» Dália Paulo.

«Pedimos aos 16 municípios do Algarve para num dos dias de espetáculo definirem um programa de visita cultural, sem esquecer a gastronomia e outros atrativos turísticos que certamente irão maravilhar os alunos internacionais a frequentar a Universidade do Algarve. Assim, estes jovens estudantes estrangeiros vão conhecer alguns dos segredos da região ao mesmo tempo que assistem a apresentações do programa 365 Algarve, uma forma original de aliar cultura e turismo», explicou, por seu lado, Desidério Silva, presidente da RTA.

Já o reitor da Universidade do Algarve António Branco considera que «esta parceria confere especial ênfase, por um lado, à estratégia de internacional da instituição e, por outro, à natureza cosmopolita da região, articulando-as num esforço conjunto centrado na valorização do Algarve enquanto região de Cultura».

Segundo a RTA, esta «parceria inédita» pretende dar corpo a três dos princípios base do «365 Algarve», nomeadamente «reforçar a identidade cultural do território, construir um projeto estruturante e sustentável e melhorar a experiência e a perceção do destino».

Comentários

pub