Veleiro inglês sem motor ajudado frente à praia do Ancão

O veleiro de pavilhão inglês «Gernye II», que estava sem propulsão junto a terra, frente à praia do Ancão, no […]

apoio-a-veleiro-faro2O veleiro de pavilhão inglês «Gernye II», que estava sem propulsão junto a terra, frente à praia do Ancão, no litoral de Loulé, foi ontem ajudada pela embarcação da Estação Salva-vidas do ISN de Olhão e pela Polícia Marítima do Comando-local de Faro.

O alerta foi recebido pelas 14h20 desta quarta-feira, dia 7, no piquete do Comando-local da Polícia Marítima de Faro, por contacto do Centro de Operações Marítimas (COMAR), informando que a embarcação à vela, a navegar junto à costa em frente à Praia de Faro, no sentido Este/Oeste, tinha lançado um pedido de socorro, desconhecendo-se então as causas.

Foi ativada de imediato o Salva-vidas do ISN de Olhão, bem como a PM, que procederam às buscas no mar territorial. A Polícia Marítima acabou por localizar a embarcação nas proximidades do anteporto da Marina de Vilamoura, pelas 15h14.

A embarcação, tipo catamarã, tinha a bordo um único tripulante de nacionalidade inglesa, que tinha lançado um pedido de socorro por ter ficado sem meios de propulsão.

No entanto, conseguiu chegar a porto seguro com recurso da vela, acompanhada pelos meios da Autoridade Marítima.

O veleiro está agora retido em porto na Marina de Vilamoura, onde será alvo de uma inspeção, a fim de averiguar a proveniência da avaria, até poder voltar a navegar.

Comentários

pub