Teia d’Impulsos abre portas aos empreendedores e à formação com o Espaço Raiz na Pedra Mourinha

Um espaço de cowork com 11 lugares para empreendedores de negócios e sociais, a abrir já em Janeiro, um centro […]

bolo_02Um espaço de cowork com 11 lugares para empreendedores de negócios e sociais, a abrir já em Janeiro, um centro de formação com 27 lugares que vai começar a trabalhar em Março. Estes são as duas principais áreas do Espaço Raiz, a nova sede da associação Teia d’Impulsos, que veio dar nova vida à antiga escola da Pedra Mourinha, em Portimão.

«Tínhamos esta escola abandonada há uma série de anos e tínhamos que encontrar forma para valorizar este espaço, que já foi de aprendizagem, de criatividade e cidadania. Desta forma, estamos a dar continuidade a essa missão», disse a presidente da Câmara de Portimão ontem à noite, na inauguração do Espaço Raiz.

O Espaço Raiz destina-se a promover «a partilha de conhecimentos e ideias, a capacitação de parceiros, o trabalho em rede», explicou Luís Matos, um dos responsáveis pela associação Teia d’Impulsos.

O Cowork Impulsos «funcionará como uma espécie de incubadora», garantindo espaço a pessoas, micro empresas e até associações no início dos seus projetos, mas também «dando apoio na área das estratégias de marketing ou dos planos de negócio», explicou Maria Nobre de Carvalho, responsável pelo espaço de trabalho colaborativo.

Quanto ao Centro de Formação e Desenvolvimento, o ForT, será «um dos pilares a desenvolver neste Espaço Raiz», promovendo «a formação como um dos focos importantes para o desenvolvimento social», revelou Nuno Bernardino Vieira, também da direção da Teia d’Impulsos.

Por isso, a formação vai apostar em «áreas estruturantes», como «o empreendedorismo, a gestão, a gestão de projetos, mas sempre com prioridade no desenvolvimento social». Vai ainda apostar na formação em «associativismo, voluntariado e dirigismo associativo».

Por outro lado, tendo em conta a experiência da Teia com o seu projeto pioneiro Vela Solidária, que já saiu «há muito das fronteiras do Algarve», a formação versará ainda temas como «gestão desportiva e desporto adaptado».

Nuno Vieira salientou que se trata de «um projeto aberto à comunidade e a parcerias, na estruturação de ofertas formativas com outras entidades».

Para Março de 2017, aquando das 2ª Jornadas do Arade (de 10 a 12 desse mês), está já programado um dia «dedicado à formação», adiantou ainda aquele responsável.

 

inauguracao-espaco-raiz_02

«Esperamos que o Centro de Formação seja motor da associação e deste local, atraindo muita gente a este espaço», concluiu Nuno Vieira.

Também presente na inauguração do Espaço Raiz, Custódio Moreno, delegado regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude, trouxe uma boa notícia: na próxima segunda-feira, 12 de Dezembro, será lançado pelo Governo o programa «Empreender Já!», que garantirá bolsas a jovens com ideias de negócio, em todo o país. Depois de um processo de candidaturas e seleção, o IPDJ irá dar bolsas de 10 mil euros, para garantir o arranque da ideia de negócio a 360 jovens, entre os 18 e os 30 anos.

«No Algarve, segundo os dados do IEFP, há 15900 jovens em condições para concorrer», revelou. Por isso, apelou Custódio Moreno, «ajudem-nos a ter muitos projetos de jovens algarvios, promovam candidaturas, divulguem este programa!».

O Espaço Raiz, que ocupa a antiga escola primária da Pedra Mourinha, alberga ainda um gabinete para o projeto Hope, o tal do mega aquário instalado no hospital de dia da Oncologia do Hospital de Portimão, para ajudar a alegrar a vida de quem ali faz os seus tratamentos.

Há ainda uma Sala Polivalente, para palestras ou reuniões, a sede da própria associação Teia d’Impulsos, bem como do TIPO, o Teatro Infantil de Portimão, cujos jovens atores foram fazendo pequenas performances ao longo da inauguração e da visita às instalações. «O Tipo tem aqui a sua sala de ensaios e não paga nada, temos um protocolo que não envolve dinheiro, apenas sinergias», explicou Luís Matos ao Sul Informação.

 

tipo_08

Mas a antiga escola acolhe ainda um espaço a ser dinamizado pela Junta de Freguesia de Portimão (onde está instalado um posto gratuito de internet) e outro (o antigo refeitório) pela Câmara Municipal. Destinam-se sobretudo a acolher atividades para os menos jovens da Pedra Mourinha, que são, hoje, provavelmente a maioria da população, procurando criar, no Espaço Raiz, uma saudável mistura entre gerações.

Depois da inauguração oficial de ontem à noite, que até teve direito a bolo (oferecido pela pastelaria Amor às Fatias) e brinde, em Janeiro o Espaço Raiz vai começar a funcionar em pleno. O Cowork Impulso vai abrir inscrições, para micro empresas, liberais, associações e outros empreendedores «que estejam a começar» e precisem de um sítio para trabalhar e para obter ajuda no trabalho em rede e colaborativo.

«Não estamos a querer fazer concorrência com outros projetos de cowork que já há em Portimão. A nossa filosofia é diferente, já que este espaço se destina a empreendedores de negócios e sociais cujas ideias se integrem na nossa filosofia de desenvolvimento social». Quanto aos preços a praticar nos 11 espaços de cowork, e tendo em conta que quem ali for aceite poderá também usar as outras instalações disponíveis, como a sala polivalente, destinam-se apenas a «garantir a sustentabilidade deste projeto», explicou Luís Matos, que é arquiteto e até foi o responsável pela decoração, bem original e inspiradora, do Cowork Impulsos.

Ou seja, se tiver uma ideia de negócio e precisar de um espaço para se instalar e até para trocar ideias com outros empreendedores, a partir de Janeiro inscreva-se, quer no site em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail [email protected].

A associação Teia d’Impulsos tem sido responsável por inúmeros projetos de sucesso no concelho de Portimão, com especial destaque para a criação da Rota do Petisco, que já se estendeu a cinco outros concelhos algarvios, passando pelas Jornadas do Arade, pelo Festival de Oralidade Fora, o Lota Cool Market, entre outros.

 

Veja todas as fotos da inauguração:
Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

Comentários

pub