Sapadores de Faro recebem promessa de novo quartel no seu 134º aniversário

São já 134 os anos a que os Bombeiros Sapadores de Faro estão ao serviço da população do concelho. O […]

Bombeiros Sapadores de Faro_1São já 134 os anos a que os Bombeiros Sapadores de Faro estão ao serviço da população do concelho. O aniversário da corporação farense foi assinalado na passada quinta-feira, dia 1 de Dezembro, numa cerimónia marcada pelo compromisso do presidente da Câmara farense em avançar para a edificação de um novo quartel para os bombeiros municipais.

Segundo Rogério Bacalhau, está nos planos da autarquia construir uma nova casa para os Sapadores, recorrendo a financiamento europeu do Portugal 2020.

aniversario-134-sapadores-faro«O objetivo é dotar esta corporação de instalações mais modernas e funcionais, adequadas às necessidades dos dias de hoje, para que este corpo, que grande dedicação tem dado à população, seja cada vez mais capacitado», segundo a Câmara de Faro.

Esta obra também permitirá resolver os problemas dos Bombeiros Voluntários farenses, cuja capacidade operacional está a ser «seriamente afetada pelas condições e degradação do velho quartel, situado frente à Doca de Recreio». A Câmara irá ceder as atuais instalações dos Sapadores de Faro à Associação Humanitária dos Bombeiros do concelho, para garantir que têm boas condições para trabalhar.

Rogério Bacalhau também afirmou «o firme propósito de instituir em Faro, em colaboração com o comando dos Bombeiros Sapadores, uma escola regional de bombeiros, centro formativo aberto a todas as corporações algarvias, no qual os bombeiros poderão aprender uns com os outros e melhorar a sua capacidade operacional».

A cerimónia serviu, igualmente, para distinguir elementos dos Bombeiros Sapadores de Faro. O Chefe João Pestana Rodrigues e ao Subchefe José Rafael receberam o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, foi feita uma homenagem a Paes Lobo, 2º Comandante da corporação, e foram condecorados 18 bombeiros sapadores, pelo Comando Municipal, «em função dos anos de serviço e do bom desempenho».

«As comemorações, que incluíram também um almoço convívio para bombeiros, famílias e entidades oficiais, culminaram no acendimento das luzes do presépio dos Sapadores, uma criação de todos os bombeiros deste corpo, e no descerramento de um memorial em honra de todos os soldados da paz da corporação falecidos em 134 anos de história», concluiu a Câmara de Faro.

Comentários

pub