Quarteira recebe conferência sobre ocupação romana na freguesia

“A Ocupação Romana no Território de Quarteira” é o tema de uma conferência que se vai realizar esta quarta-feira, às […]

Quarteira“A Ocupação Romana no Território de Quarteira” é o tema de uma conferência que se vai realizar esta quarta-feira, às 18h00, na Galeria de Arte da Praça do Mar. A conferência, apresentada por João Pedro Bernardes, insere-se no Ciclo “Nós ao Espelho”, e realiza-se no âmbito das comemorações do Centenário da Freguesia de Quarteira.

Segundo revela a Câmara de Loulé, a conferência começa por «esclarecer a confusão que tradicionalmente resulta da associação de Quarteira a Carteia, cidade romana localizada na Andaluzia» e vai apresentar «um conjunto de sítios arqueológicos da época romana da atual freguesia de Quarteira».

Destes locais, a autarquia destaca «os que estão ligados às atividades marítimas e à indústria de transformação de preparados piscícolas, ainda que os vestígios da indústria de tinturaria ou da exploração agropecuária estejam também presentes».

No evento vão ser analisados os «500 anos da presença romana no território de Quarteira, desde os primórdios da ocupação conhecida, a chegada do Cristianismo, até à queda político-administrativa do Império Romano».

João Pedro Pereira da Costa Bernardes é licenciado em História, Variante em Arqueologia pela Universidade de Coimbra, (1985), doutorado em História com especialização em Arqueologia pela mesma Universidade, (2002) e agregado em Arqueologia pela Universidade do Algarve, (2012).

Foi docente da Universidade dos Açores, entre 1992 e 1997, e na Universidade do Algarve, onde é professor associado com agregação e responsável pde disciplinas em cursos de licenciatura e de mestrado nas áreas do Património Cultural e da Arqueologia. Desde 2002 desempenhou, por várias vezes, o cargo de diretor de Curso da Licenciatura em Património Cultural e de Diretor do Departamento de História, Arqueologia e Património da Universidade do Algarve da qual foi ainda diretor do Departamento de Artes e Humanidades.

Segundo conta a Câmara de Loulé, João Pedro Bernardes «tem dirigido campanhas de escavações arqueológicas, coordenado diversos projetos de investigação, alguns de âmbito internacional, e orientado várias dissertações de estudos pós-graduados» e tem participado «em dezenas de júris de provas de mestrado e de doutoramento em Universidades do país e do estrangeiro, tendo sido membro do painel de avaliação em História e Arqueologia de projetos de doutoramento e de pós-doutoramento candidatos a bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2019 – 2012)».

O orador foi ainda o responsável pela coordenação da secção de Património Arqueológico e Construído do último Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve, (PROTAL) e coordenou, em 2013/2014, um estudo sobre Património e Território encomendado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo Português, no âmbito do Plano do Quadro Estratégico Europeu, 2014 – 2020.

João Pedro Bernardes tem «cerca de noventa títulos publicados, entre livros, colaboração em obras coletivas e revistas científicas do país e do estrangeiro, (Espanha, França, Itália, Inglaterra, Estados Unidos), versando, sobretudo, temas da Arqueologia e de Património Cultural. É investigador principal do “Centro de Estudos em Arqueologia Artes e Ciências do Património” de que fazem parte as Universidades de Coimbra, do Algarve e o Campo Arqueológico de Mértola», conclui a autarquia.  

Comentários

pub