Quarteira e Loulé fazem a festa em honra de Nossa Senhora da Conceição

Nossa Senhora da Conceição vai ser homenageada em Quarteira e Loulé, na próxima semana, durante a qual se celebra o […]

festa-ns-conceicao-quarteira_2Nossa Senhora da Conceição vai ser homenageada em Quarteira e Loulé, na próxima semana, durante a qual se celebra o dia da padroeira de Portugal (8 de Dezembro). Em 2016, além da tradicional festa em Quarteira, também Loulé irá assinalar esta efeméride.

Em Quarteira, as comemorações arrancam no dia 7 de Dezembro, uma quarta-feira, com a procissão de velas com a imagem de Nossa Senhora em direção à Igreja São Pedro do Mar, marcada para as 21h00.

festa-ns-conceicao-quarteira_1Na quinta-feira, dia de Nossa Senhora da Conceição, há mais festa nesta localidade litoral do concelho de Loulé. A Alvorada será dada às 9h00, seguindo-se às 14h00 uma eucaristia na Igreja de São Pedro do Mar. A partir das 15h00, há a procissão solene coma imagem da Senhora da Conceição, em direção ao Porto de Abrigo.

Aqui, acontece o ponto alto da festa, o momento da viagem de barco da imagem, «acompanhada pela crença de muitos fiéis que aqui se deslocam, especialmente pelos pescadores que com as suas embarcações engalanadas demonstram toda a devoção e afeto pela sua protetora», segundo a Câmara de Loulé.

À bênção do mar e das embarcações segue-se o regresso à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A imagem pequena do Porto de Abrigo regressa à sua capelinha.

As comemorações seguem no espaço de gastronomia que será instalado frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que funcionará entre as 18h00 e as 23h00 e contará com um momento musical protagonizado por José Pasadinhas e Rita Melo, venda de ramos e leilão de ofertas.

Na cidade de Loulé, as celebrações arrancam este domingo, dia 4, às 11h00, com a procissão desde a Ermida de Nossa Senhora da Conceição (em frente ao Castelo de Loulé) até à Igreja Matriz, onde será celebrada uma eucaristia, às 11h30.

De 5 a 7 de Dezembro haverá um Tríduo – três dias de orações e celebrações religiosas -, sempre às 21h00. No dia 8, acontece o momento mais importante da festa, com a Eucaristia Solene, às 15h00, na Igreja Matriz, e a procissão em direção à Ermida, às 16h00.

Comentários

pub