Pai Natal Verde distribuiu árvores em Monchique

O Pai Natal, em Monchique, veste de verde e dá prendas que não são brinquedos. No dia 17 de Dezembro, […]

O Pai Natal, em Monchique, veste de verde e dá prendas que não são brinquedos. No dia 17 de Dezembro, este Pai Natal especial, distribuiu árvores pelas crianças e deixou uma mensagem: “Neste Natal, plante uma árvore e cultive o futuro”.

A Câmara de Monchique conta que «além da apresentação da peça de teatro “O Pai Natal Verde”, rica em mensagens com conteúdo ambiental e de conservação dos recursos e da natureza, o Pai Natal Verde distribuiu a todos uma prenda muito especial: uma árvore autóctone deste concelho (castanheiro, pinheiro, medronheiro e carvalho), para que todos possam cultivar e contribuir para a construção de um futuro melhor com respeito pela grande riqueza natural deste concelho».

A autarquia acrescenta que «depois de um Verão que manchou de preto e cinza a verdejante Serra de Monchique», esta iniciativa «surge com o propósito de chamar a atenção para a reflorestação, quer das zonas ardidas, quer também de toda a serra cuja preocupação ambiental deve estar um pouco na atitude de cada um, pelo que se deve começar pelos mais novos neste longo trajeto».

O Município de Monchique quis «que este ano, a mensagem da sustentabilidade e da necessidade para uma mudança de mentalidades na utilização de recursos fosse a mais importante prenda no sapatinho de todas as crianças».

Para a Câmara, «esta é uma época do ano em que há um consumo excessivo e os resíduos recolhidos nos dias seguintes demonstra que ainda há um longo caminho a percorrer na racionalidade e utilização de alguns bens de consumo».

A mensagem de que neste natal, deve plantar uma árvore e cultivar o futuro, assume, segundo a autarquia «um particular enfoque na necessidade de se preparar a terra para que ela produza, de cultivar também a instrução, a formação e a educação das novas gerações para o desenvolvimento, mas sobretudo para o crescimento verde, em harmonia com a natureza, com os recursos existentes e também com as pessoas e a sua cultura tão própria».

Comentários

pub