Faro é uma das 20 cidades do país com um itinerário acessível

Faro é uma das 20 cidades de Portugal que tem um itinerário acessível, para pessoas de mobilidade reduzida, no site […]

cidades-de-excelencia-7

Faro é uma das 20 cidades de Portugal que tem um itinerário acessível, para pessoas de mobilidade reduzida, no site VisitPortugal. Apesar de não cobrir a Vila Adentro, este percurso, que pretende também fazer crescer o turismo e será implementado no biénio de 2017 e 2018, integra zonas como o Jardim Manuel Bivar ou a Rua de Santo António. 

Em declarações ao Sul Informação, à margem da cerimónia de entrega do certificado de acessibilidade do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (IVCM) ao município de Faro, que decorreu no dia 13 de Dezembro, Paula Teles, presidente desta entidade, explicou alguns dos requisitos mínimos das zonas por onde passa esta rota.

mapa-itinerario-acessivel_faro«Têm de ser sítios com passeios, que permitam que uma cadeira de rodas passe sem problemas, não podendo ter buracos, árvores ou sinais de trânsito no meio do caminho. Além disto, têm de ter 1,20 metros de largura, sem obstáculos».

O percurso de Faro até acaba por ser «um pouco mais extenso do que aquilo que nós avaliámos e verificámos», revela Paula Teles. Isto porque se trata de «uma rota que, com alguma ajuda técnica, permite que haja capacidade de deslocação».

Para a presidente do IVCM, a mobilidade reduzida «não se restringe a pessoas que andam de cadeira de rodas, mas inclui também idosos, crianças, grávidas ou pessoas que, alguma vez na vida, tiveram problemas de locomoção».

E aponta números fortes para sustentar a sua tese: «em Portugal, as cidades estão projetadas para apenas 40% das pessoas, tendo em conta que temos 30% de pessoas idosas, 10% de pessoas deficientes, 15% de crianças e 5% grávidas».

Este percurso de Faro não passa, ainda assim, pela zona da Vila Adentro, onde se encontra muito do património histórico visitável da capital algarvia. «A zona está marcada a amarelo porque tem uma calçada muito pouco confortável. É necessário colocar passeio ou criar um canal confortável com lajeado de granito, que consiga unir todos os principais pontos de interesse», explicou Paula Teles ao Sul Informação.

cidades-de-excelencia-8Neste sentido, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, anunciou ao nosso jornal, que se vai «implementar, no próximo ano, um conjunto de melhorias nas acessibilidades à Baixa e à Vila Adentro, tanto para pessoas de mobilidade reduzida, como para todas as outras».

Apesar de ainda não estarem feitos os percursos, está previsto que, tanto Tavira como Lagos, venham a fazer também parte desta rede de 20 cidades.

Em declarações ao Sul Informação, Paula Teles adiantou que os trabalhos no terreno nestas duas cidades «ainda não começaram».

Nesta sessão de entrega do certificado de acessibilidade, foi, ainda, atribuída ao município de Faro a bandeira da rede de Cidades de Excelência, nível II, pela Rede de Cidades e Vilas de Excelência. De acordo com Paula Teles, esta distinção «assenta no grau de evolução da implementação do plano de ação local proposto pelo Município, incidindo nos eixos cidade com mobilidade ciclável ou pedonal e cidade de regeneração e vitalidade urbana».

Quanto a esta distinção, Rogério Bacalhau disse, ao Sul Informação, ser «o reconhecimento de um trabalho que é invisível, cuja parte boa é mudar a vida das pessoas e causar-lhes menos incómodo».

 

Veja aqui mais fotos:

Fotos: Pedro Lemos/Sul Informação

 

Comentários

pub