Empresa Teófilo Fontainhas Neto ganha prémio nacional Melhor PME no setor da Distribuição Alimentar

«Adaptação aos novos tempos, racionalização e modernização». Estes são, segundo o empresário algarvio Vítor Neto, os três ingredientes principais para […]

«Adaptação aos novos tempos, racionalização e modernização». Estes são, segundo o empresário algarvio Vítor Neto, os três ingredientes principais para o sucesso da empresa Estabelecimentos Teófilo Fontainhas Neto – Comércio e Indústria SA, que acaba de ser distinguida pela revista «Exame» como Melhor PME no setor da Distribuição Alimentar, no quadro da 22ª edição de seleção das 1000 melhores Pequenas e Médias Empresas do país.

A seleção foi realizada pela Deloitte e pela Informa D&B Portugal na base de vários indicadores, nomeadamente, VAB por vendas, rentabilidade dos capitais próprios, rentabilidade do ativo, rentabilidade e crescimento das vendas, liquidez geral e solvabilidade.

A empresa, que foi fundada por Teófilo Fontainhas Neto em 1940, em São Bartolomeu de Messines, onde mantém a sua sede e armazéns, opera em todo o Algarve na Distribuição Alimentar (principalmente bebidas) e na indústria de transformação de Alfarroba, nos mercados nacional e de exportação.

Vítor Neto, que é desde 1989 o gestor da empresa fundada há quase 77 anos pelo seu pai, disse ao Sul Informação que a Teófilo Fontainhas Neto é uma empresa que, «apesar da idade e depois de ter passado por momentos difíceis, não parou e conseguiu adaptar-se à nova realidade, nomeadamente ao ataque fortíssimo das grandes superfícies e das grandes empresas distribuidoras, que quase liquidaram as pequenas e médias empresas do setor em todo o país».

«A Teófilo era o principal distribuidor grossista na área alimentar no Sul do país e era também o principal exportador de frutos secos, ou seja, de figo, amêndoa e alfarroba». Mas essa fase acabou e hoje, graças a uma «profunda reconversão dos negócios e reestruturação da empresa», esta encontra-se de boa saúde.

Apesar de confiante, Vítor Neto manifestou-se, em declarações ao Sul Informação, «surpreendido» pelo prémio nacional atribuído. «Não fomos nós que nos candidatámos, foram a Deloitte e a Informa D&B Portugal que fizeram a seleção para a Exame», esclareceu.

Quanto ao futuro, Vítor Neto, de 73 anos, que é presidente do NERA – Associação Empresarial do Algarve e dirigente da Associação Industrial Portuguesa, sublinha que «como todas as empresas, a Teófilo não pode estar tranquila, nem descansada. Tem de estar sempre a encontrar novos caminhos e de continuar a lutar».

 

Entretanto, o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) já felicitou a empresa algarvia Estabelecimentos Teófilo Fontainhas Neto – Comércio e Indústria SA, pelo prémio de Melhor PME no setor da Distribuição Alimentar.

A título pessoal, o presidente da RTA enviou as suas congratulações a Vítor Neto: «Venho expressar o orgulho que esta entidade sentiu ao ver galardoada a Empresa Teófilo Fontainhas Neto com a atribuição do prémio Melhor PME no setor de Atividade Distribuição Alimentar. A distinção deste estabelecimento vem realçar os padrões de qualidade do serviço na região e como tal é uma honra obter este reconhecimento que, mais do que um prémio para a empresa, é um prémio para todos os algarvios, especialmente os que se dedicam à atividade turística».

Desidério Silva considera que 2016 foi um ano de grandes sucessos e conquistas no setor turístico e confessa sentir-se «extremamente orgulhoso» dos profissionais da região que através do trabalho, empenho e dedicação contribuíram para estes excelentes resultados. «A Estabelecimentos Teófilo Fontainhas Neto, presidida por Vítor Neto, é um grande exemplo desse profissionalismo», refere o dirigente.

Natural de São Bartolomeu de Messines, Vítor Neto dirige um grupo empresarial com atividades nas áreas da agroindústria, turismo e imobiliária. Além desse cargo, assume funções como presidente do NERA – Associação Empresarial do Algarve e foi, entre 1997 e 2002, secretário de Estado do Turismo. «Vítor Neto é uma personalidade incontornável no turismo, profundo conhecedor e estudioso dessas questões e a quem o Algarve deve reconhecimento», sublinha o presidente da RTA.

No passado dia 18 de Janeiro o empresário Vítor Neto foi uma das 16 personalidades algarvias distinguidas pela Região de Turismo com a «Medalha de Mérito Turístico», numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado do Turismo Ana Mendes Godinho.

Esta edição dos prémios promovidos pela revista económica «Exame» foi muito positiva para as empresas algarvias, uma vez que, tal como o Sul Informação noticiou, também a EC Travel, do empresário Eliseu Correia, foi distinguida como a melhor PME Nacional na área de Serviços.

Comentários

pub