Empresa Dream Wave avistou oito espécies de cetáceos na costa algarvia em 2016 (com fotos)

Foram avistados oito espécies de cetáceos distintas, entre golfinhos, orcas e baleias, nos passeios da marítimo-turística Dream Wave pela costa […]

Orca

Foram avistados oito espécies de cetáceos distintas, entre golfinhos, orcas e baleias, nos passeios da marítimo-turística Dream Wave pela costa algarvia, ao longo de 2016. A empresa fez um balanço das espécies com que se cruzou este ano, em que houve «elevada percentagem de sucesso de observações», não só de cetáceos, mas também de tartarugas e de outros animais.

Nas muitas saídas que fez, já que a observação de cetáceos é uma atividade «que tem crescido de forma significativa nos últimos anos», as espécies mais vezes avistadas foram o roaz-corvineiro (Tursiops truncatus) e o golfinho-comum (Delphinus delphis). Mas também foi possível ver, em algumas saídas, botos-comuns (Phocoena phocoena), não obstante desta espécie ser «de difícil observação devido à sua timidez», bem como orcas (Orcinus orca).

Outras espécies que foram avistadas nos passeios marítimos da Dream Wave foram a baleia-comum (Balaenoptera physalus), a baleia-sardinheira (Balaenoptera borealis) e a baleia-anã (Balaenoptera acutorostrata).

Um balanço positivo, na visão da empresa marítimo-turística, mas que não impede a Dream Wave de fazer um apelo a um maior cuidado com o ambiente, já que é frequente, asseguram, «encontrar detritos e lixo de origem humana».

«Cetáceos, tartarugas e aves marinhas são dos animais mais afetados pela poluição oceânica. Durante a temporada, foi salva uma tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), presa numa arte de pesca à deriva, que apresentava dificuldades em vir à superfície respirar. Neste sentido, tanto quanto possível, as tripulações a bordo das embarcações tentam cumprir com o seu papel cívico e recolhem a maior parte desse lixo», revelaram.

Veja as imagens de alguns dos encontros da Dream Wave com habitantes dos mares algarvios:

Fotos: Dream Wave

Comentários

pub