CRESC Algarve 2020 já tem 302 projetos aprovados

O Programa Operacional do Algarve (CRESC Algarve 2020) já tem 302 projetos aprovados, assim como um total de financiamento de […]

ccdr_ca-_ccdr-_-3O Programa Operacional do Algarve (CRESC Algarve 2020) já tem 302 projetos aprovados, assim como um total de financiamento de 24,6% do montante total do programa, que é de 319 milhões de euros. Estes foram alguns dos resultados apresentados na 7ª reunião da Comissão de Acompanhamento do Programa Operacional do Algarve 2020, que decorreu, a 30 de Novembro, nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), em Faro.

Francisco Serra, presidente da CCDR Algarve, explicou que, «no contexto do Sistema de Incentivos a Empresas, as aprovações registadas representam perto de metade da dotação programada», encontrando-se, nesta área, aprovados 268 projetos de empresas.

Tal como o Sul Informação constatou numa deslocação a Bruxelas, um relatório de 30 de Junho passado, da Agência do Desenvolvimento e Cooperação, dizia que 14% verbas tinham sido pagas até à data. Estes novos números (de 24,6%) espelham, por conseguinte, um aumento de quase 10% face aos dados anteriores.

A Comissão de Acompanhamento destina-se a estar atenta ao desempenho do CRESC Algarve 2020, integrando a Agência de Desenvolvimento e Coesão (AD&C), e é composta por um conjunto alargado de «atores relevantes para a região, dos quais se destacam representantes dos municípios, de instituições de ensino superior, dos parceiros económicos e sociais e da sociedade civil, incluindo do setor ambiental», explica a CCDR Algarve.

Antes deste encontro, Rosaline Bernon, da União Europeia, efetuou visitas a projetos cofinanciados. Em Santa Catarina da Fonte do Bispo, visitou o Hotel Rural Quinta do Marco, e, em Faro, inteirou-se do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).

No Algarve, estão aprovados 11 Planos de Ação de Reabilitação Urbana, onde está previsto um conjunto de operações públicas e privadas a desenvolver, identificadas como prioritárias pelos Municípios.

A lista completa dos projetos aprovados no âmbito do Programa Operacional Regional encontra-se disponível aqui, onde também pode ser encontrada informação atualizada relativa aos avisos e concursos abertos.

 

Veja aqui mais fotos:

Comentários

pub