Coopérnico relembra parceria com a ASMAL em que reuniu 50 mil euros no balanço de 2017

O projeto que a cooperativa Coopérnico estabeleceu com a Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL), no qual angariou 50 […]

O projeto que a cooperativa Coopérnico estabeleceu com a Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL), no qual angariou 50 mil euros em 4 horas, é relembrado no balanço que esta cooperativa faz de 2016. A Coopérnico realça, ainda, os 4 dias, entre as 6h45 de dia 7 de Maio e as 17h45 de dia 11, em que Portugal apenas consumiu energia de fontes renováveis.

No que toca à parceria com a ASMAL, «é cada vez mais claro que os cidadãos querem saber onde estão a investir as suas poupanças e procuram soluções que respondam aos seus valores éticos e de responsabilidade», diz a Coopérnico.

Já quanto ao consumo durante 4 dias de energia proveniente de fontes renováveis, esta cooperativa considera que «foi um momento muito importante, e que correu o mundo, dado que ficou provado que é possível que as necessidades do consumo de energia elétrica do país sejam asseguradas a 100% a partir de fontes de origem renovável».

«Portugal tem condições excecionais para conseguir a curto/médio prazo a transição energética no setor elétrico para as energias renováveis», acrescenta.

Ainda assim, argumenta a Coopérnico, em Portugal «apenas 1,5% da energia elétrica é produzida aproveitando a energia solar. Num país que tem o maior número de horas de sol da Europa, não se percebe porque é que a aposta na energia solar, que traz benefícios de independência energética, de criação de empregos verdes e promove a transição para que Portugal seja neutro em carbono, ainda não aconteceu»

«A este cenário não será alheia a incerteza constante que se vive quanto aos apoios concedidos ao desenvolvimento de projetos de aproveitamento de energias renováveis, em particular para aqueles que podem ser dinamizados pelos cidadãos através de associações, cooperativas, etc. Este é um aspeto que urge melhorar», acrescenta.

«A energia solar está a tornar-se mais competitiva e nos mercados emergentes já é mais barata do que a eólica, em grande parte devido ao investimento da China nesta tecnologia» O estudo que o mostra é o Climatescope 2016, que está disponível aqui.

As cooperativas de energias renováveis também fazem parte desta transformação.

Um estudo pioneiro realizado em conjunto pela Federação Europeia de Cooperativas de Energias Renováveis (Rescoop.eu), a Greenpeace, os Amigos da Terra Europa e a Federação Europeia de Energias Renováveis, mostra que metade dos cidadãos da União Europeia (264 milhões) podem estar a produzir a sua própria energia em 2050, satisfazendo cerca de metade nas necessidades de energia elétrica do território Europeu.

Ainda nas boas notícias, no entender da Coopérnico, a 30 de Novembro, os princípios cooperativos passaram a fazer parte da lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A eleição de Donald Trump e a perspetiva de resultados eleitorais que favoreçam partidos e políticas extremistas, constitui, ainda assim, «uma ameaça ao consenso internacional na política climática e no impulso às energias limpas (renováveis e eficiência energética)».

Quanto ao balanço do ano interno, em 2016 esta cooperativa conseguiu chegar aos 565 membros. «Este é um passo importante rumo ao aumento da sua expressão e representatividade social. Este crescimento demonstra o interesse dos cidadãos em fazerem parte de um modelo de sociedade diferente, mais participado, mais democrático e mais transparente», considera.

Para o futuro a Coopérnico considera que «Portugal deveria seguir o exemplo da Escócia, que estipulou que até 2020 devem ser instalados 500MW de community power», sendo que esta cooperativa vai «trabalhar no sentido de alcançar este objetivo».

Para fomentar a intervenção dos cidadãos no modelo energético, a Coopérnico prepara-se para reforçar as formas de envolvimento, começando pela criação de um vídeo explicativo de como cada cidadão pode ser um agente ativo na área da energia renovável, passando pelo financiamento aos membros para poderem instalar as os seus kits de autoconsumo ou do apoio para melhorarem o uso que fazem da energia, tornando-o mais eficiente.

A Coopérnico é a primeira cooperativa de energias renováveis em Portugal. Proporciona aos seus membros a possibilidade de investirem em projetos de produção de energia renovável e de adquirirem eletricidade verde. A Coopérnico tem atualmente 565 membros que já investiram 394 mil euros em 9 projetos de produção que produzem cerca de 376 MWh por ano de energia verde e limpa. A Coopérnico apoia o objetivo de 100% de energia renovável e acessível a todos em 2050.

Comentários

pub