Consultas à chuva na USF de Loulé levam a troca de acusações entre PSD e Câmara

O PSD de Loulé «estranha o silêncio por parte do executivo socialista local, liderado por Vítor Aleixo», sobre a situação […]

foto-usfO PSD de Loulé «estranha o silêncio por parte do executivo socialista local, liderado por Vítor Aleixo», sobre a situação na Unidade de Saúde Familiar de Loulé, em que os utentes «têm de se resguardar da chuva durante as consultas». Em comunicado, os social-democratas pediram uma reação do autarca louletano e a Câmara Municipal respondeu acusando a oposição de «ilusionismo político e demagógico».

No documento enviado às redações, o PSD Loulé manifestou «a sua indignação face às situações com que se confrontam os utentes da Unidade de Saúde Familiar de Loulé, onde têm de se resguardar da chuva durante as consultas, enquanto, no Centro de Saúde de Quarteira, os que aguardam consultas ou tratamentos de enfermagem esperam ao relento, quando poderiam permanecer já dentro do edifício, isto se o vigilante tivesse autorização e horário para que as portas abrissem antes das 8h00».

Segundo a concelhia social-democrata, «não é de agora que se assiste ao degradar dos cuidados de saúde em Loulé, mas perante situações de indignidade como as que atualmente se verificam, tanto para os utentes como para os médicos e enfermeiros, a Comissão Política da Secção do PSD estranha o silêncio por parte do executivo socialista local, liderado por Vítor Aleixo, que outrora não hesitou em realizar crítica fácil e por vezes incoerente, desde que o governo não fosse da sua cor política».

O PSD diz que «agora o Sr. presidente da CML já não vem para a porta do Centro de Saúde contestar a situação, como fez há três anos, ainda que as carências se acumulem, atingindo níveis de indignidade a todos os títulos escandalosos».

O PSD Loulé denuncia ainda «as falhas que continuam a registar-se na Urgência Básica de Loulé, que, por falta de médicos suficientes, em várias ocorrências, não recebeu ambulâncias de urgência, obrigando ao desvio dos doentes para o Centro Hospitalar de Faro, com as consequências já conhecidas: congestionamento dos serviços, longos tempos de espera e pior atendimento».

Vitor AleixoNo comunicado, os social-democratas pediram «uma posição por parte do presidente da autarquia de Loulé, com a celeridade que a situação merece», e a resposta não demorou muito.

A Câmara de Loulé emitiu um esclarecimento, onde diz que o executivo municipal «tem consciência do trabalho que tem vindo a fazer na área da Saúde, muito embora ela não seja da sua competência».

Acrescenta que «não quer deixar de informar os louletanos e os utentes da Unidade de Saúde Familiar de Loulé (USF), sobre as suas iniciativas, e de reagir ao ilusionismo político e demagógico com que o PSD local, a este propósito, nos brindou no seu recente comunicado».

A autarquia louletana refere que «foi aliás o Governo daquele partido [PSD], como todos se recordarão, que nos últimos anos tão maltratou a saúde dos portugueses que vem agora descaradamente limpar a sua imagem, como se nada tivesse ocorrido, quando sabemos que o forte desinvestimento no setor da saúde conduziu a uma situação catastrófica, de completa rutura na prestação do serviço público de saúde no concelho de Loulé e que em devido tempo o presidente da Câmara denunciou e deu público eco».

O executivo liderado por Vítor Aleixo acusa ainda o PSD, quando liderou a Câmara, de ter deixado «na gaveta um protocolo assinado com o Ministério da Saúde em 2010, que previa a construção de novas instalações para a USF de Loulé. Tiveram todas as condições para avançar com a obra, porém não o fizeram».

De acordo com o esclarecimento, «foi este executivo municipal [liderado pelo socialista Vítor Aleixo] que reabriu o processo e, graças à sua excelente relação de colaboração com o atual Governo, conseguiu desenvolver o projeto, prevendo-se o início da sua construção em 2017».

A Câmara lembra ainda «todos apoios que estamos a prestar, seja na cedência de transportes para o apoio domiciliário na área dos cuidados continuados, em substituição das viaturas da ARS há muito inoperacionais, seja nos vários apoios de material diverso e de consumíveis, entre outros, para o funcionamento dos Centros de Saúde, em Loulé e Quarteira».

A autarquia regista também «as decisões que tomámos na implementação do Serviço de Medicina no Trabalho na Câmara Municipal, que, contrariando o estabelecido na Lei, foi deliberadamente esquecido durante anos pelo anterior executivo camarário do PSD».

Por último, a Câmara Municipal «reafirma toda a sua vontade e disponibilidade para promover iniciativas e encontrar as soluções que melhor sirvam os interesses dos cidadãos e utentes da USF de Loulé», manifestando-se «convicta de que prossegue um caminho seguro, que há-de conduzir a melhores resultados já em 2017».

Comentários

pub