Centro Hospital do Algarve está sem urgência de Ortopedia até segunda-feira

O Centro Hospital do Algarve (CHA) está sem urgência de Ortopedia desde ontem, situação que se vai prolongar até amanhã, […]

O Centro Hospital do Algarve (CHA) está sem urgência de Ortopedia desde ontem, situação que se vai prolongar até amanhã, segunda-feira. Segundo a RTP «o serviço da especialidade está a ser assegurado até segunda-feira, em alternativa, por um grupo hospitalar privado da região e os casos mais graves serão reencaminhados para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa».

Ou seja, a urgência de Faro não está a recusar doentes que tenham uma emergência desta natureza, embora estes possam ser reencaminhados para a unidade privada de saúde, neste caso o Hospital Particular do Algarve.

Ainda segundo a RTP, o Conselho de Administração do CHA, «diz que a situação de carência resulta da falta de ortopedistas e da insuficiente oferta de prestadores de serviços nesta altura do ano».

A falta de clínicos desta especialidade não é novidade e tem vindo a ser denunciada por várias entidades, entre as quais partidos políticos, como PCP e o PSD, através dos seus deputados eleitos pelo círculo do Algarve.

Questionada pelo Sul Informação, a administração do CHA assegura que «tem vindo a reforçar os recursos humanos existentes nesta especialidade, encontrando-se simultaneamente em curso um processo de reestruturação dos serviços de ortopedia, nomeadamente através da nomeação de novas lideranças destes serviços e da elaboração de um plano de desenvolvimento que permitiu já uma maior diferenciação da especialidade com a criação de uma Unidade de Cirurgia Vertebromedular, em colaboração com o serviço de Neurocirurgia».

«Os serviços têm vindo a ser alvo de um processo consolidado de reorganização e reestruturação, estando igualmente em curso um programa de recuperação das listas de espera. Neste sentido, foi já pedida ao Colégio da Especialidade de Ortopedia da Ordem dos Médicos uma nova auditoria de avaliação, visando a recuperação da idoneidade formativa do serviço», segundo o centro hospitalar algarvio.

Comentários

pub