Câmaras do Algarve assumem responsabilidades na área da formação profissional

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve vai assumir responsabilidades na rede de formação profissional, na região, ao abrigo de […]

Oficina no Areal Gordo
Formando numa das oficinas do Centro do Areal Gordo – Imagem de Arquivo

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve vai assumir responsabilidades na rede de formação profissional, na região, ao abrigo de um protocolo que será assinado amanhã, segunda-feira, em Loulé, entre a entidade que junta as 16 câmaras algarvias e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).

O acordo prevê que a AMAL passe a ser responsável «por assegurar a articulação das atuações entre os municípios, os serviços da administração central, particularmente com uma parceria ativa com o IEFP e os Agrupamentos Escolares, bem como com as associações empresariais, nos assuntos relacionados com o ensino e formação profissional», revelou a CIM algarvia.

O objetivo deste assumir de responsabilidades é «promover e implementar uma estratégia de qualificação para o emprego e preparar os recursos humanos aos desafios da economia regional». Ao mesmo tempo pretende-se «reforçar a dinâmica empresarial e económica do Algarve, com uma forte aposta na qualificação e no reconhecimento dos seus profissionais» e «promover o aumento de emprego e o desenvolvimento económico na região».

O protocolo que será assinado amanhã visa, ainda, «estabelecer um modelo de acompanhamento e monitorização, assente num melhor conhecimento sobre o panorama atual da procura de qualificações e as próprias exigências do mercado de trabalho, no sentido de adequar a oferta de formação profissional às necessidades reais das empresas da região».

A entidade que representa as Câmaras da região lembra que a ANQEP é responsável pela coordenação e execução das políticas educativas referentes à formação profissional, a nível nacional, bem como pela gestão, avaliação e regulação da oferta educativa e formação profissional de dupla certificação.

Desta forma, a parceria que será estabelecida trará «fortes benefícios para a região e para o futuro dos algarvios», acredita a AMAL.

Comentários

pub